Em busca do bom lugar
DOI:
https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi25.10Palavras-chave:
Solo Criado, utorga Onerosa do Direito de Construir, Estatuto da CidadeResumo
O espaço público da rua tem sido alvo de planejamento e ações projetuais fundamentais para intervenções urbanas contemporâneas, quando assume um novo papel de responsabilidade no planejamento das cidades e na qualidade de vida das pessoas, de forma a contribuir na criação de oportunidades econômicas e na promoção de equidade social; promovendo também a saúde da população e auxiliando nas práticas que envolvem a segurança pública. Portanto, a rua é hoje um elemento chave para as boas práticas de planejamento urbano que visam à sustentabilidade ambiental e econômica do lugar. Através da visão conceitual e antropológica de DaMatta (1997), sobre o exercício da cidadania no Brasil, e das recomendações urbanísticas de Ghel & Svarre (2018), que promovem o uso da rua como um espaço cidadão, experiências com projetos de parklets executados na cidade do Recife (Brasil) e em
Toronto (Canada) são analisados e a rua é discutida enquanto espaço de cidadania nas duas cidades. Nestas, as culturas e formas de ver e vivenciar a rua se mostram diferentes, refletindo, consequentemente, diferentes soluções projetuais para o uso da mesma, bem como para o uso e apropriação do espaço
público urbano.
Downloads
Referências
DAMATTA, Roberto. A casa & A Rua. Espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1997.
GEHL. Jan. Cidades Para Pessoas. São Paulo, Editora Perspectiva, 2013.
GEHL. Jan; SVARRE, Birgitte. A Vida na Cidade. Como Estudar. São Paulo: Editora Perspectiva, 2018.
INSTITUTO DA CIDADE PELÓPIDAS SILVEIRA. Pesquisa Origem-Destino de Pessoas 2016. Disponível em: https://www.dropbox.com/ s/2vnv08jjp7c5eqm/Relat%C3%B3rio%20Executivo% 20-%20Pesquisa%20OD%20Recife%202016. pdf?dl=0. Acesso em: 22 dez. 2018.
JACOBS, Jane. Morte e Vida de Grandes Cidades. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2007.
PARK PEOPLE. Public Space Incubator. Disponível em: <https://parkpeople.ca/publicspaceinc/>. Acesso em: 15 dez. 2018.
SENAC SP (org.). Guia Global de Desenho de Ruas. São Paulo: Editora Senac, 2018.
SPECK, Jeff. Cidade Caminhável. São Paulo: Editora Perspectiva, 2016.
TORONTO. Design Build Competition Background. Disponível em: https://www.toronto.ca/ city-government/planning-development/planningstudies- initiatives/king-street-pilot/public-realm/ design-build-competition-background/. Acesso em: 12 dez 2018.
________. Guidelines for parklets. Disponível em: https://www.toronto.ca/services-payments/streetsparking- transportation/enhancing-our-streets-andpublic- realm/guidelines-for-parklets/. Acesso em: 12 dez. 2018.
________. King Street Transit Pilot. Disponível em: https://www.toronto.ca/city-government/planningdevelopment/ planning-studies-initiatives/kingstreet- pilot/. Acesso em: 12 dez. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.