Diretrizes Éticas

O código de ética da revista arq.urb alinha-se às boas práticas editoriais do Comitê de Ética em Publicações – COPE.

Os artigos são examinados pela Comissão Editorial, que verifica se atendem ao disposto no Foco e Escopo da revista, bem como às diretrizes para os autores. Compromete-se, assim, com a promoção da integridade na pesquisa acadêmica e na ética de publicação, adotando, para tanto, as principais diretrizes do COPE, descritas a seguir: 

  1. Alegações de má conduta: as editoras examinarão com a devida atenção eventuais alegações de má conduta que lhe forem comunicadas, tendo o cuidado de responder aos autores das denúncias e, se necessário, tomar medidas cabíveis no sentido de coibir e corrigir infrações. Nesse sentido, é possível recorrer ao compartilhamento de informações entre editores-chefes sobre casos mais recorrentes, bem como as diretrizes de encaminhamento para solução do problema. 
  2. Autoria e contribuição: a submissão de artigos é feita mediante o cadastramento do(s) autor(es) que declaram os dados de autoria, vínculo acadêmico e minicurrículo, como forma de apresentação acadêmica e profissional. Disputas de autoria serão cuidadosamente examinadas pelas editoras, em conjunto com o Conselho curador, que arbitrarão as discussões, após as consultas cabíveis e devidos esclarecimentos, promoverão eventuais correções. 
  3. Reclamações e recursos: os fluxogramas foram planejados para auxiliar os editores a seguir as práticas do COPE e implementar suas diretrizes quando confrontados com casos de suspeita de má conduta. 
  4. Conflitos de interesse:  Os editores e pareceristas não devem ter conflito de interesses com relação ao conteúdo dos artigos nem aos autores, durante o processo editorial. Havendo potencial conflito de interesses, o parecerista deve comunicá-lo imediatamente aos editores, que encaminharão o artigo a outro revisor.
  5. Propriedade intelectual:  os autores que publicam na arq.urb concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral como parte do processo de submissão.