Processo de Avaliação pelos pares

A arq.urb observa os seguintes critérios antes de iniciar o processo de avaliação pelos pares:

  1. prioridade a textos inéditos decorrentes de pesquisas concluídas em conformidade com o estabelecido em Normas para autores;
  2. serão priorizados autores com maior titulação;
  3. prioridade a textos com origem de diferentes regiões do Brasil e do exterior.

Os artigos enviados são inicialmente revisados pelo editor da revista que verifica por meio de um check list se o texto está de acordo com as diretrizes éticas, normas para autores, política de verificação de plágio e template de publicação.

Os artigos enviados são submetidos à avaliação por pares duplo-cego composta por avaliadores membros do Conselho Editorial e avaliadores ad hoc. Os pareceristas indicam se o artigo será aceito, aceito com correções obrigatórias ou rejeitado para publicação. O artigo que vier a ser reapresentado atendendo às sugestões de aceito com correções obrigatórias será reencaminhado aos pareceristas para nova avaliação e se for preciso o texto poderá ser submetido à avaliação de um terceiro parecerista.

As correções ou modificações mais comumente solicitadas pela equipe editorial são de ordem formal, ortográfica e gramatical.

Os artigos avaliados são encaminhados aos autores, acompanhados das avaliações, com a devida preservação a identidade tanto dos pareceristas como dos autores. A média de tempo entre a submissão e a primeira resposta é de oito semanas.