Urbanização e formação socioespacial da Zona Leste da cidade de São Paulo
Aspectos históricos e forma urbana
Palavras-chave:
Urbanização, São Paulo, Zona Leste, subúrbios, periferiaResumo
Este artigo discute os aspectos históricos da urbanização da cidade de São Paulo com destaque a formação socioespacial do extremo leste do município até a sua efetivação como periferia consolidada. O texto aborda os fatores que proporcionaram o rápido crescimento da cidade rumo à região leste do município e as transformações em sua forma urbana, além de exibir as características que determinaram a transformação dos subúrbios em periferia. O artigo destaca também a obra do Professor Aroldo Edgard de Azevedo, sobre os subúrbios orientais de São Paulo (1945), referência sobre a região leste da cidade nos primeiros cinquenta
anos do século XX. Utilizamos referências que tratam deste tema de forma crítica e que nos permitiu observar que os grandes entraves urbanos
do extremo leste da cidade datam desse processo de transformação de subúrbio em periferia a partir da década de 1970. Este artigo buscou
demonstrar como foi esse processo que produziu grandes desigualdades urbanas e sociais.
Downloads
Referências
AMARAL, Ângela de A. C. Habitação na cidade de São Paulo. PÓLIS/PUC, São Paulo, 2001.
AZEVEDO, Aroldo Edgard de. Subúrbios orientais de São Paulo. Tese de Concurso à Cadeira de Geografia do Brasil. São Paulo, FFCL/USP, 1945.
BURGOS, Rosalina. Periferias urbanas da metrópole de São Paulo: Territórios da base da indústria de reciclagem no urbano periférico. 2008, 258 p. Tese de (Doutorado). Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008.
CARLOS, Ana Fani A. A condição espacial. São Paulo: Contexto, 2011.
CEBRAP (São Paulo). São Paulo 1975: Crescimento e pobreza. São Paulo. Edições Loyola, 1975.
CORRÊA, Roberto Lobato. O espaço urbano, São Paulo: Ática, Série Princípios, 1995.
FRÚGOLI JR. Heitor. São Paulo: espaços públicos e interação social. São Paulo. Marco Zero, 1995.
GROSTEIN, Marta D. Metrópole e expansão urbana: a persistência de processos insustentáveis. Revista São Paulo em perspectiva 15 (1). São Paulo, 2001.
LEMOS, Amália Inês Geraiges de; FRANÇA, Maria Cecília. Itaquera. Série História dos Bairros de São Paulo. 2. ed. São Paulo: Prefeitura, 1999.
MARICATO, Ermínia. As ideias fora do lugar e o lugar fora das ideias: Planejamento urbano Brasil. IN ARANTES, O; VAINER, C; MARICATO, E. A cidade do pensamento único: desmanchando consensos. São Paulo: Vozes, 2000.
MAUTNER, Yvonne. A periferia como fronteira de expansão do capital. IN DEÁK, Csaba; SCHIFFER, Sueli R. (Org.). O processo de urbanização no Brasil. São Paulo: Edusp, 2010.
OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino. In CARLOS A. F. A. e OLIVEIRA, A. U. (org.). Geografias de São Paulo: A metrópole do Século XXI: São Paulo: Contexto, 2004.
OLIVEIRA, Filipe Vieira de. “ITAQUERA PARA QUEM?” Projetos Urbanos e Mudanças Socioespaciais Na Periferia de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Mudança Social e Participação Política) - Escola de Artes, Ciências e
Humanidades da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
PRADO JR, Caio. A cidade de São Paulo, São Paulo: Editora Brasiliense, 1989.
PREFEITURA. São Paulo, a cidade, o habitante, a administração: 1975-1979. São Paulo, 1979.
ROLNIK, Raquel. São Paulo. São Paulo: Publifolha, 2012.
ROLNIK, Raquel; FRÚGOLI JR, Heitor. Reestruturação urbana da metrópole paulistana: A zona leste como território de rupturas e permanências. São Paulo. Cadernos Metrópole n. 6, 2001.
SINGER, Paul. Economia política da urbanização. São Paulo: Contexto, 2002.
TOLEDO, Roberto Pompeu de. A capital da solidão: Uma história de São Paulo das origens a 1900. Rio de Janeiro: Objetiva, 2003.
WILHEIM, Jorge. São Paulo: Uma Interpretação. São Paulo: SENAC, 2011.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.