As concepções de mobilidade urbana no segundo pós-guerra: análise dos planos para as New Towns de Runcorn e Milton Keynes

Autores

  • Alexandre Rodrigues Seixas

Palavras-chave:

urbanismo, mobilidade urbana, transportes urbanos

Resumo

No âmbito do debate sobre urbanismo dos anos 1950 e 1960, o aumento vertiginoso da frota de automóveis assume posição de destaque. Ao mesmo tempo, o esforço britânico de construção de novas cidades – conhecidas como New Towns – converte-se em um momento importante da teoria e da experimentação urbanística no segundo pós-guerra (BENEVOLO, 2009). Neste cenário, os planos para as cidades novas de Runcorn e Milton Keynes constituem referenciais importantes, mas antagônicos, do tratamento da questão da mobilidade urbana, tornando-se referenciais para a produção teórica e prática do último quartel do século XX.

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Referências

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Publicado

2010-09-06

Como Citar

Rodrigues Seixas , A. (2010). As concepções de mobilidade urbana no segundo pós-guerra: análise dos planos para as New Towns de Runcorn e Milton Keynes. arq.Urb, (4), 3–30. Recuperado de https://revistaarqurb.com.br/arqurb/article/view/201

Edição

Seção

Artigos