Arquitetura é construção

Autores

  • Maria Augusta Justi Pisani
  • Erica Lemos Gil

Palavras-chave:

ensino de projeto, pesquisa em projeto, métodos de projeto

Resumo

Este artigo tem por objetivo especular sobre o valor do conhecimento dos processos construtivos no desenvolvimento do projeto de arquitetura e urbanismo, seja na academia ou na atividade profissional. Questiona-se o “fazer” projetual e suas conexões com a obra propriamente dita, que por sua vez, se ficar registrada apenas em desenhos e imagens, não será mais um exemplar de arquitetura e sim um projeto. Não que o projeto por si não tenha assaz valor, pois este tem importância para o desenvolvimento do estado de conhecimento e é um registro de sua época, porém como ele não foi materializado é impossível analisar sua contribuição no espaço urbano e seu desempenho no uso e pós-uso. A experiência de décadas de ensino de uma das autoras e a experiência da outra jovem professora que pesquisam juntas os mesmos assuntos faz emergir múltiplos motes para a discussão do ensino - aprendizado e a prática do projeto de arquitetura e urbanismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-01-13

Como Citar

Augusta Justi Pisani, M. ., & Lemos Gil, E. . (2012). Arquitetura é construção. arq.Urb, (7), 8–16. Recuperado de https://revistaarqurb.com.br/arqurb/article/view/322

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.