Arquitetura é construção
Palavras-chave:
ensino de projeto, pesquisa em projeto, métodos de projetoResumo
Este artigo tem por objetivo especular sobre o valor do conhecimento dos processos construtivos no desenvolvimento do projeto de arquitetura e urbanismo, seja na academia ou na atividade profissional. Questiona-se o “fazer” projetual e suas conexões com a obra propriamente dita, que por sua vez, se ficar registrada apenas em desenhos e imagens, não será mais um exemplar de arquitetura e sim um projeto. Não que o projeto por si não tenha assaz valor, pois este tem importância para o desenvolvimento do estado de conhecimento e é um registro de sua época, porém como ele não foi materializado é impossível analisar sua contribuição no espaço urbano e seu desempenho no uso e pós-uso. A experiência de décadas de ensino de uma das autoras e a experiência da outra jovem professora que pesquisam juntas os mesmos assuntos faz emergir múltiplos motes para a discussão do ensino - aprendizado e a prática do projeto de arquitetura e urbanismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Maria Augusta Justi Pisani, Erica Lemos Gil
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.