A contribuição de tecnologias de energia pas- siva para a eficiência energética e qualidade ambiental de escolas públicas: o caso do uso da luz natural em escolas de climas tropicais

Autores

  • Dilson Batista Ferreira
  • Ricardo de Sousa Moretti

Palavras-chave:

Simulação computacional, Luz natural, Economia, Escolas públicas

Resumo

Este trabalho visa demonstrar a importância da luz natural para a eficiência das edificações escolares através de simulações computacionais de estratégias captação de luz natural. Visa demonstrar em rápido exercício o desperdício, econômico e energético e apresentar propostas para reduzir o consumo da energia elétrica em uma escola pública. Pretende demonstrar como a luz natural poderá aumentar a eficiência das tarefas visuais exercidas nestes espaços, utilizando-se de elementos arquitetônicos utilizados na região tropical brasileira. Esta potencialidade climática tem sido pouco explorada principalmente, em regiões tropicais quentes - úmidas, como é o caso da cidade de Maceió–AL, foco deste trabalho.

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Publicado

2014-01-08

Como Citar

Batista Ferreira, D. ., & de Sousa Moretti, R. . (2014). A contribuição de tecnologias de energia pas- siva para a eficiência energética e qualidade ambiental de escolas públicas: o caso do uso da luz natural em escolas de climas tropicais. arq.Urb, (11), 208–221. Recuperado de https://revistaarqurb.com.br/arqurb/article/view/370

Edição

Seção

Artigos