A contribuição de tecnologias de energia pas- siva para a eficiência energética e qualidade ambiental de escolas públicas: o caso do uso da luz natural em escolas de climas tropicais
Palavras-chave:
Simulação computacional, Luz natural, Economia, Escolas públicasResumo
Este trabalho visa demonstrar a importância da luz natural para a eficiência das edificações escolares através de simulações computacionais de estratégias captação de luz natural. Visa demonstrar em rápido exercício o desperdício, econômico e energético e apresentar propostas para reduzir o consumo da energia elétrica em uma escola pública. Pretende demonstrar como a luz natural poderá aumentar a eficiência das tarefas visuais exercidas nestes espaços, utilizando-se de elementos arquitetônicos utilizados na região tropical brasileira. Esta potencialidade climática tem sido pouco explorada principalmente, em regiões tropicais quentes - úmidas, como é o caso da cidade de Maceió–AL, foco deste trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Dilson Batista Ferreira, Ricardo de Sousa Moretti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.