Por uma lista de projetos e obras de Oscar Niemeyer: uma compilação de seu trabalho pré-Brasília (1934 – 1957)

Palavras-chave: Oscar Niemeyer, História da arquitetura, Arquitetura moderna

Resumo

Apesar da visibilidade e relevância da obra do arquiteto Oscar Niemeyer (1907 – 2012), existe uma carência de lista detalhada que apresente sistematicamente seus projetos e obras. As tentativas anteriores, incompletas, não oferecem suporte adequado àqueles que buscam informações sobre ampla produção. Este texto embasa a criação de uma lista parcial de trabalhos do arquiteto, com recorte definido entre seu primeiro projeto conhecido (1934) e o início de seu envolvimento com Brasília, em 1957. A partir de uma pesquisa junto à hemeroteca digital da Biblioteca Nacional, vários projetos inéditos são apresentados e discutidos, juntamente com outros pouco conhecidos e nunca inclusos da lista da Fundação Oscar Niemeyer (FON). Em decorrência da complexa atribuição de autoria a certas obras, resultante da forma de trabalho do arquiteto, foi decidido por também criar uma lista anexa de forma a registar casos suspeitos, duvidosos ou mesmo com sabido pouco envolvimento de Oscar Niemeyer. O resultado obtido, embora não completo mesmo dentro do recorte proposto, reúne grande número de dados que permite mais claras análises quantitativas e temporais, tal como novas percepções a respeito de parcelas específicas de seu trabalho, como o caso do Centro Técnico de Aeronáutica, e do mercado imobiliário do Rio de Janeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rolando Piccolo Figueiredo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Mackenzie

Mechanical Enginee-ring (MEng) pela University of Bath, 2013; Graduando em  Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (FAU-UPM), 2016.

Publicado
2020-07-31
Como Citar
Piccolo Figueiredo, R. . (2020). Por uma lista de projetos e obras de Oscar Niemeyer: uma compilação de seu trabalho pré-Brasília (1934 – 1957). arq.Urb, (28), 46-69. https://doi.org/10.37916/arq.urb.v28i.425
Seção
Artigos