Notas de um Estudo: reflexões contemporâneas sobre um texto
DOI:
https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi29.479Palavras-chave:
Ensino de Projeto, Rodrigo Lefèvre, Leitura CríticaResumo
Escrito em 1976/7 pelo arquiteto e professor brasileiro Rodrigo Brotero Lefèvre, o texto “Notas de um Estudo sobre Objetivos do Ensino da Arquitetura e Meios para Atingi-los em Trabalho de Projeto” discute alguns parâmetros e caminhos para ajudar a superar as lacunas entre ensino e prática, entre atividades de projeto e atividades de construção, entre a individualidade da criação e a necessidade de aprender a trabalhar criativamente em equipe. Esta releitura desse texto fundamental procura entender algumas das circunstâncias do autor e seu tempo e algumas das reflexões mais relevantes que o texto propõe, que incluem possíveis caminhos para lidar com as dificuldades e obstáculos a serem superados, assim como as vantagens e o interesse em se promover e ativar a possibilidade do processo de projeto arquitetônico ser praticado tanto como um processo individual de autoconhecimento como um processo de trabalho coletivo em equipe.
Downloads
Referências
KOURY, Ana Paula. Arquitetura Moderna Brasileira. Uma Crise em Desenvolvimento. Textos de Rodrigo Lefèvre (1963-1981). São Paulo: Edusp Fapesp, 2019.
KOURY, Ana Paula. Grupo Arquitetura Nova. Master's Thesis Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 1999.
ZEIN, Ruth Verde. Leituras Críticas. São Paulo/Austin: Editora Romano Guerra / Nhamérica, 2018.
ZEIN, Ruth Verde. Rodrigo Brotero Lefèvre, o caminho da Utopia. In O Lugar da Crítica. Ensaios oportunos de arquitetura. Porto Alegre e São Paulo: Centro Universitário Ritter dos Reis e ProEditores, 2001, p.187-190.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Ruth Verde Zein
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.