A arquitetura do Colégio Sant’Ana
a proposta de Georg Pzryrembel para uma escola em Ponta Grossa (PR)
DOI:
https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi39.690Palavras-chave:
Arquitetura escolar, Neocolonial, ModernizaçãoResumo
A expressão da arquitetura neocolonial é desenvolvida no Brasil durante as primeiras décadas do século XX, como resposta à modernização da sociedade e valorização de uma identidade nacional. A linguagem foi adotada pela sociedade, assumindo importância na elaboração de projetos de arquitetura escolar, que reforçavam o ideal de desenvolvimento, mas de maneira conservadora. Desta maneira, o objetivo deste artigo é analisar o projeto do Colégio Sant’Ana, localizado em Ponta Grossa, que atende aos princípios da arquitetura neocolonial. O projeto foi elaborado pelo arquiteto Georg Przyrembel, reconhecido por ser um dos dois arquitetos que expôs na Semana de Arte Moderna de 1922. O arquiteto elaborou muitos projetos para ordens religiosas, um deles o colégio citado. Assim, os métodos utilizados para esse trabalho se basearam no levantamento bibliográfico para construção de um referencial teórico e na análise de documentos, para identificação da arquitetura proposta por Przyrembel. Apesar de identificado como arquitetura neocolonial, o projeto possui elementos diluídos, próprios para uma arquitetura elaborada já no final da expressão e para uma cidade de pequeno porte no interior do estado. A linguagem adotada também se associa ao ideal cristão da congregação que contratou o projeto, demonstrando os ideais de ordem e disciplina.
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