Edificações e espaços livres: dois recortes da arquitetura de Minas Gerais

Autores

  • Bruno Santa Cecília

Palavras-chave:

patrimônio, processo, referencia histórica, lugar

Resumo

A partir de arquiteturas exemplares presentes em Minas Gerais, o texto destaca alguns aspectos da estreita vinculação entre o entorno e a edificação, ressaltando tanto o valor do espaço livre, como componente indissociável da própria solução de projeto, como o papel que o mesmo assume na escala da cidade, articulando funções urbanas e definindo os domínios público e privado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRANDÃO, Carlos Antônio Leite. Barroco e História. Revista Interpretar Arquitetura nº5, vol. 4, março de 2003. Disponível em: http://www.arq.ufmg.br/ia/barroco.html. Acessado em agosto de 2007.

BRANDÃO, Carlos Antônio Leite. Arquitetura e humanismo: do humanismo de ontem à arquitetura de hoje. In: MALARD, Maria Lúcia (org.). Cinco textos sobre arquitetura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005.

MATOSO, Danilo Macedo. A matéria da invenção: criação e construção das obras de Oscar Niemeyer em Minas Gerais, 1938-1954. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Arquitetura, 2002.

NIEMEYER, Oscar. Conversa de Arquiteto. Rio de Janeiro: Revan, 1997.

Downloads

Publicado

2008-01-04

Como Citar

Santa Cecília, B. . (2008). Edificações e espaços livres: dois recortes da arquitetura de Minas Gerais. arq.Urb, (1), 56–69. Recuperado de https://revistaarqurb.com.br/arqurb/article/view/78

Edição

Seção

Artigos