Building Information Modeling no ensino de Arquitetura e Urbanismo

Autores

  • Luis André dos Santos
  • Fernando Guillermo Vázquez Ramos

Palavras-chave:

Informática Aplicada, Curso de Arquitetura, BIM, Diretrizes curriculares

Resumo

Deve haver uma relação entre o que se ensina nas escolas de arquitetura e urbanismo e a prática profissional, até porque as diretrizes curriculares determinam os conhecimentos e as aptidões que devem ter os profissionais formados nessas escolas. No entanto, o mercado profissional vem sendo afetado pela implantação de uma complexa plataforma de trabalho, o BIM, que expõe as fragilidades do atual sistema de ensino. Neste artigo, analisamos as definições e os significados do BIM à luz da legislação sobre o ensino da arquitetura e do urbanismo e da própria viabilização que as Instituições de Ensino Superior dão às chamadas disciplinas de informática aplicada, em que tradicionalmente se pretende ensinar o BIM. O estudo parte da discussão conceitual sobre a terminologia usada para definir o BIM e da análise e apreciação das propostas legais que sustentam o ensino da informática nas escolas de arquitetura. O objetivo deste trabalho é ponderar se realmente será possível o ensino do BIM.

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Publicado

2019-12-12

Como Citar

André dos Santos, L. ., & Guillermo Vázquez Ramos, F. . (2019). Building Information Modeling no ensino de Arquitetura e Urbanismo. arq.Urb, (19), 19–35. Recuperado de https://revistaarqurb.com.br/arqurb/article/view/149

Edição

Seção

Artigos