A superposição de escalas na rede urbano-regional de Juiz de Fora, MG: montagem metodológica.

Autores

  • Sabrina Ferretti do Amaral
  • Maria de Lourdes Pinto Machado Costa

Palavras-chave:

Centralização-Descentralização, Área de influência das cidades, Cidades médias brasileiras

Resumo

As reflexões contidas neste trabalho perpassam as atuais relações que se estabelecem nas cidades médias brasileiras e em seus espaços urbanos e regionais, em especial aquelas firmadas em Juiz de Fora, MG. O objetivo é elucidar as questões de método, necessárias a dar suporte à tese de doutorado em desenvolvimento, e que aborda os movimentos de centralização e descentralização (de população, comércio, serviços e comunicações) nas últimas décadas, tendo em vista o papel polarizador do município no espaço regional. Para tanto, adota as seguintes etapas metodológicas: (1) Avaliação do estado da arte no âmbito da dinâmica urbano-regional; (2) Estabelecimento de comparações entre a forma de materialização entre momentos vividos pelo espaço regional de Juiz de Fora; (3) Proposta metodológica, que orienta a investigação em pauta, referente ao recorte espacial indicado. Assim, este artigo significa uma das possibilidades para se contemplar os registros ocorridos naqueles contextos e temporalidades, ressaltando a nova configuração regional de Juiz de Fora e a dinâmica de sua rede de influências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAUJO, Mayara Mychella Sena; MOURA, Rosa, DIAS, Patrícia Chame. “Cidades médias uma categoria em discussão”. In: PEREIRA, R. H. M. (Org.); FURTADO, B. A. (Org.). Dinâmica Urbano-Regional: rede urbana e suas interfaces. 1. ed. Brasília: Ipea, v.1. 490p, 2011.

ARRAIS, Tadeu Alencar. “A cidade e a região / a cidade-região: reconhecer processos, construir políticas”. In: Cadernos Metrópole 20, p. 81 – 91, 2008. Disponível em: <http://cadernosmetropole.net/download/cm_artigos/cm20_135.pdf>. Acesso em: 2010.

Suzana Quinet de Andrade. Estratégia Locacional da Indústria Automobilística: o caso da Mercedes-Benz em Juiz de Fora. Dissertação de Mestrado, Rio de Janeiro, IPPUR/UFRJ, 2000.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. Editora Paz e Terra, 1999.

CORRÊA, Roberto Lobato. O Espaço Urbano. São Paulo: Ática, 1993.

COUTINHO, Luciano. “O desafio urbano regional na construção de um projeto de nação”. In: GONÇALVES, Maria Flora; BRANDÃO, CarlosAntônio; GALVÃO, Aantônio Carlos (Orgs). Regiões e Cidades, Cidades nas Regiões. O Desafio Urbano-Regional. São Paulo: Anpur/Editora da Unesp, 2003.

GIROLETTI, Domingos. A Industrialização de Juiz de Fora (1850/1930). Juiz de Fora: EDUFJF, 1988.

HARVEY, David. “Do gerenciamento ao empresariamento: a transformação da administração urbana no capitalismo tardio” In: Revista Espaço e Debates, no. 39, 1996.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Regiões de influência das cidades. Rio de Janeiro: IBGE, 2007.

JUNQUEIRA, Patrícia Tomé. De Cidade a Centralidade: A formação dos centros e o processo de descentralização nas cidades de médio porte, o caso de Juiz de Fora. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: PROURB/UFRJ, 2006.

LEFEBVRE, Henry. O direito à cidade. Tradução Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Centauro, 2001. http://cidades.ibge.gov.br/xtras/home.php (Acessos: 2010 e 2014).

MACHADO, Pedro José de Oliveira. A contagem da população 2007 e a demografia da microrregião de Juiz de Fora. Revista virtú, 2° semestre 2007. Disponível em: . Acesso em 2015.

MENEZES, Maria Lúcia Pires. Aeroporto regional e business park: logística e negócios na geografia urbano regional de Juiz de Fora, Brasil. Scripta Nova: revista electrónica de geografia y ciências sociales. Barcelona, vol.8, nº170, 2004.

PREFEITURA DE JUIZ DE FORA. Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Juiz de Fora. PJF Juiz de Fora: Funalfa Edições, 2004.

_____________________________. Código de Obras (Decreto Lei n. 23 de 06 de setembro de 1938). Eng. José Márcio L. Guedes. Juiz de Fora: Editora Mineira S/A, 1938.

_____________________________. Plano Estratégico da Cidade de Juiz de Fora. PlanoJF. Relatório Final. Consórcio Mantenedor, Juiz de Fora, 2000.

_____________________________. Atlas social de Juiz de Fora. Disponível em: <http://www.pjf.mg.gov.br>. Acesso em 2012.

RODRIGUES, Andréia de Souza Ribeiro. A produção do espaço urbano de Juiz de Fora/MG: Dinâmicas imobiliárias e novas centralidades. Tese de Doutorado. Belo Horizonte: PPGEO/UFMG, 2013.

TASCA. Luciane. As contradições e complementaridades nas leis urbanas de Juiz deFora. Dos planos aos projetos de intervenção. Tese de doutorado, Rio de Janeiro, UFRJ, 2010.

TASCHNER, Suzana P. “Mudanças no padrão de urbanização: novas abordagens para a década de 90”. In: Espaço & Debates, n. 36, pp. 77-90, 1992.

Downloads

Publicado

2019-12-12

Como Citar

Ferretti do Amaral, S. ., & de Lourdes Pinto Machado Costa, M. . (2019). A superposição de escalas na rede urbano-regional de Juiz de Fora, MG: montagem metodológica. arq.Urb, (18), 5–18. Recuperado de https://revistaarqurb.com.br/arqurb/article/view/160

Edição

Seção

Artigos