A utopia popular materializada nos Acampamentos Escolares da Campanha De Pé no Chão Também se Aprende a Ler (Djalma Maranhão, Natal-RN, 1961)
DOI:
https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi25.19Palavras-chave:
Arquitetura popular, Conhecimento vernacular, Participação popularResumo
No início da década de 1960 o Brasil vê o surgimento de inúmeras experiências educacionais no combate ao analfabetismo. Nesse contexto surge em 1961, na cidade de Natal/RN a campanha De Pé no Chão Também se Aprende a Ler, que entendemos ter sido possível devido à forte atuação popular e atitude política comprometida com os anseios da população pelo acesso à educação. Buscamos contextualizar a arquitetura utilizada no espaço escolar, que ficou conhecido como Acampamentos Escolares, enfatizando o conhecimento vernacular presente na construção dos acampamentos, relacionando- -os à tipologia dos mocambos estudada, na década de 1930, pelo sociólogo pernambucano Gilberto Freyre.
Downloads
Referências
ANDRADE, Manuel Correa de. A terra e o homem no nordeste. São Paulo: Brasiliense, 1963.
D’ARAÚJO, Maria Celina Soares. A volta de Vargas ao poder e a polarização das forças políticas e sociais. In Szmrecsányi, Tamás and Granziera, Rui G. Getúlio Vargas e a economia contemporânea. Campinas: Editora da Unicamp, 1986.
DHNET. Imagens. Natal: DHNET, 1995. <www. dhnet.org.br/educar/penochao/>. Acesso em: 14 dez. 2017.
FREYRE, Gilberto. Mucambos do Nordeste: algumas notas sobre o typo de casa popular mais primitivo do Nordeste do Brasil. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde, 1937.
GERMANO, José Willington. Lendo e aprendendo: a campanha de Pé no Chão. 3 ed. Natal: Palumbo, 2010.
GÓES, Moacir. De pé no chão também se aprende a ler. Apresentação, 1997. Disponível em <http://www.dhnet.org.br/educar/penochao/ apresentacao.htm acesso em 01/05/2019>.
GÓES, Moacyr de. De pé no chão também se aprende a ler: (1960 – 1964) Uma escola democrática. 3 ed. Natal: Palumbo, 2010.
LIRA, José Tavares Correia de. Mocambo e cidade: regionalismo na arquitetura e ordenação do espaço habitado.1996. Memorial de Qualificação da Tese (Doutorado em Arquitetura). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo. São Paulo.
MARANHÃO, Djalma. De Pé no Chão Também se Aprende a Ler: a escola brasileira com dinheiro brasileiro, uma experiência válida para o mundo subdesenvolvido. Estudo realizado no exílio no Uruguai. Natal: DHNET, [?]. Disponível em: <http://www.dhnet.org.br/dados/livros/potiguariana/ djalma_dois_livros_exilio/05_a_campanha_ de_pe_no_chao.pdf>. Acesso em: 05 mar. 2019.
PORTAL FORUMEJA. De Pé no Chão Também se Aprende a Ler. Entrevista com o educador Moacyr de Góes. [?], 2010. Disponível em:
<http://forumeja.org.br/book/export/html/1422>. Acesso em: 03 abr. 2019.
Acervos pesquisados
Acervo audiovisual da central de documentação do site <dhnet.org.br>. Bairro Tirol, Natal/ RN. Arquivo Público Estadual. Bairro do Alecrim, Natal/ RN.
Entrevistas
MONTE, Gabriel. Conversa informal. Arquivo de áudio (1h28min57s), no formato .mp4, autorizada pelo entrevistado. Acervo próprio. Natal: RN, 2017. Concedida em 11 ago. 2017.
OLIVEIRA, José Ribamar de. Entrevista. Arquivo de áudio (46min17s), no formato .mp4, autorizada pelo entrevistado. Acervo próprio. Natal: RN, 2017. Concedida em 12 set. 2017.
OLIVEIRA, Nair Almeida de. Entrevista. Arquivo de áudio (36min24s), no formato .mp4, autorizada pela entrevistada. Acervo próprio. Natal: RN, 2017. Concedida em 10 ago. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.