A constituição de um projeto tese escolar: as duas hipóteses não-construídas da escola-parque de Hélio Duarte
Palavras-chave:
Escola-Parque, Hélio de Queiroz Duarte, Centro Educacional Carneiro RibeiroResumo
Como parte de uma pesquisa de doutorado em andamento, cuja investigação principal é a relação entre o espaço e ensino, este artigo centra-se na produção do arquiteto Hélio de Queiroz Duarte (1906-1989) junto à implementação da escola-parque no Brasil, modelo idealizado pelo educador Anísio Teixeira (1900-1971) a partir da experiência norte-americana da escola platoon. As duas hipóteses não-construídas do projeto arquitetônico de autoria de Duarte para a escola-parque do Centro Educacional Carneiro Ribeiro em Salvador são analisadas em sua concepção de espaço e ensino, que tem por objetivo estabelecer uma nova perspectiva da genealogia deste modelo escolar no Brasil.
Downloads
Referências
ABREU, Ivanir R. N. Convênio Escolar: Utopia Construída. 2007, 334p. Dissertação (Mestrado em Projeto de Arquitetura) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2007.
ANDRADE JUNIOR, Nivaldo V. de. As obras do plano de edificações escolares de Anísio Teixeira e a arquitetura moderna na Bahia (1947-1950). In: 9º Seminário Docomomo. Brasília, 2011. Disponível em: http://www.docomomo.org.br/seminario%209%20pdfs/146_M03_RM-AsObras-DoPlanoDeEdificacoes-ART_nivaldo_junior.pdf. Acesso em 10 out. 2015.
AZEVEDO, Paulo Ormindo de. Diógenes Rebouças, Um Pioneiro Modernista Baiano. In:CARDOSO, Luiz Antonio Fernandes. (Re) discutindo o Modernismo: Universalidade e Diversidade do Movimento Moderno em Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Salvador: Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da UFBA, 1995, p. 187-200.
CASE, Roscoe David. The Platoon School in America. Stanford: Stanford University Press, 1931.
COHEN, Ronald D.; MOHL, Raymond A. The Paradox of Progressive Education: The Gary Plan and Urban Schooling. Port Washington: Kennikat Press, 1979.
COSSIO, Manuel B. Conferência realizada em Bilbao. In: El maestro, La escuela y el material de enseñanza. Madrid: La Lectura, 1905, p.30-31.
DEWEY, Evelyn; DEWEY, John. Schools of To-morrow. New York: E.P. Dutton & Company Press, 1915.
DÓREA, C. R. D. Escola: o espaço e o lugar da educação; a política de edificações escolares no Rio de Janeiro (1931-1935). In: III Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Coimbra - Portugal, 2000.
DUARTE, Hélio de Queiroz. Escolas classe escola parque, uma experiência educacional. São Paulo: FAU USP, 1973.
________________________ Escolas-classe, escola-parque: uma experiência educacional/ Hélio de Queiroz Duarte; organização de André Takiya. São Paulo: FAUUSP, 2009.
NUNES, Clarice. Centro Educacional Carneiro Ribeiro: concepção e realização de uma experiência de educação integral no Brasil. Em aberto, Brasilia, v.22, n. 88, p 121-134, 2009
SANDERVILLE JÚNIOR, Euler. Depoimento do arquiteto Hélio Duarte a Euler Sanderville Junior no dia 20/03/1985. In: Escolas-classe, escola-parque: uma experiência educacional/ Hélio de Queiroz Duarte; organização de André Takiya. São Paulo: FAUUSP, 2009, p. 159-177.
SEGAWA, Hugo M. Hélio Duarte: Moderno, peregrino, educador. In: Escolas-classe, escola-parque: uma experiência educacional/ Hélio de Queiroz Duarte; organização de André Takiya. São Paulo: FAUUSP, 2009, p. 35 -73).
TEIXEIRA, Anísio S. Aspectos Americanos de Educação; Anotações de Viagem aos Estados Unidos em 1927. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Angela Maria Rocha, Dalton Bertini Ruas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.