Arquitetura como constructo de mídias: notas sobre o circuito cultural da disciplina, das vanguardas à contemporaneidade.

Autores

  • Gabriel Girnos Elias de Souza
  • Otavio Leonídio Ribeiro

Palavras-chave:

Cultura arquitetônica, Meios de comunicação, Arquitetura e mercado

Resumo

A partir de um conjunto variado de autores, este artigo traça um panorama do papel dos meios de comunicação (particularmente revistas e livros) na constituição de uma cultura global contemporânea da arquitetura, a partir de três momentos-chave: as vanguardas modernistas, o contexto contracultural da “paper architecture” e mais recentes tempos de “estrelato” arquitetônico e branding. O texto destaca pontualmente casos de expoentes mundialmente célebres da disciplina, focando suas relações com as mídias e o tipo de cultura arquitetônica relacionada e produzida nesse envolvimento, tanto em seus efeitos pragmáticos (conexões, autopropaganda, etc.) quanto em suas inovações em termos de expressão gráfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-07-09

Como Citar

Girnos Elias de Souza, G. ., & Leonídio Ribeiro, O. . (2014). Arquitetura como constructo de mídias: notas sobre o circuito cultural da disciplina, das vanguardas à contemporaneidade. arq.Urb, (12), 57–77. Recuperado de https://revistaarqurb.com.br/arqurb/article/view/282

Edição

Seção

Artigos