Arquitetura como constructo de mídias: notas sobre o circuito cultural da disciplina, das vanguardas à contemporaneidade.
Palavras-chave:
Cultura arquitetônica, Meios de comunicação, Arquitetura e mercadoResumo
A partir de um conjunto variado de autores, este artigo traça um panorama do papel dos meios de comunicação (particularmente revistas e livros) na constituição de uma cultura global contemporânea da arquitetura, a partir de três momentos-chave: as vanguardas modernistas, o contexto contracultural da “paper architecture” e mais recentes tempos de “estrelato” arquitetônico e branding. O texto destaca pontualmente casos de expoentes mundialmente célebres da disciplina, focando suas relações com as mídias e o tipo de cultura arquitetônica relacionada e produzida nesse envolvimento, tanto em seus efeitos pragmáticos (conexões, autopropaganda, etc.) quanto em suas inovações em termos de expressão gráfica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Gabriel Girnos Elias de Souza, Otavio Leonídio Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.