Um século de habitação social do brasil: análise, referencial e relações de liberdade plástica do conjunto residencial marquês de são vicente – rj com a produção modernista latino-americana
Palavras-chave:
habitação social, modernismo, transformação urbanaResumo
A partir de um estudo de levantamento gráfico, iconográfico e textual focado na qualidade do partido arquitetônico adotado e desenvolvido por um dos principais ícones da produção habi- tacional de cunho social e popular no Brasil pretende-se traçar um panorama da evolução desta tipologia no decorrer do processo histórico e sua inter-relação com seus pares latino-americanos. Este estudo tem como ponto de partida a análise de material documental referente ao surgimento das Vilas Operárias, implantadas no final do século XIX principalmente no Rio de Janeiro, consideradas precursoras dos conjuntos habitacionais, acompanha e analisa ainda as transformações decorrentes do processo histórico, político e social das décadas subsequentes, culminando com a produção modernista. O objetivo foi detectar e classificar os princípios e características dos objetos estudados, a fim de extrair o que de melhor houver em cada um deles, dentro do panorama das técnicas construtivas disponí-
veis, além de identificar conceitos e realidades político-administrativas de cada período, reunindo material de registro histórico que descreve as práticas da produção arquitetônica e suas relações com as experiências implantadas por arquitetos na América Latina em épocas correlatas. A análise pormenorizada do material coletado sobre a realidade das condições de projeto e construção do Conjunto Residencial Marquês de São Vicente entre 1952 e 1954 no Rio de Janeiro, como edificação representante da liberdade plástica do Modernismo brasileiro e um gigante da habitação social no país, nos permite compreender as relações existentes entre as condições político-sociais desse momento e as possibilidades de inovação projetual adotadas pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy, bem como determinar as soluções construtivas e o partido arquitetônico, definidos no contexto de sua implantação no bairro da Gávea. Também se investiga o processo de circulação das ideias referentes à liberdade expressiva de Reidy e sua influência na produção dessa tipologia habitacional
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Paulo Eduardo Borzani Gonçalves, Wendie Aparecida Piccinini Requena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.