Um século de habitação social do brasil: análise, referencial e relações de liberdade plástica do conjunto residencial marquês de são vicente – rj com a produção modernista latino-americana

Autores

  • Paulo Eduardo Borzani Gonçalves
  • Wendie Aparecida Piccinini Requena

Palavras-chave:

habitação social, modernismo, transformação urbana

Resumo

A partir de um estudo de levantamento gráfico, iconográfico e textual focado na qualidade do partido arquitetônico adotado e desenvolvido por um dos principais ícones da produção habi- tacional de cunho social e popular no Brasil pretende-se traçar um panorama da evolução desta tipologia no decorrer do processo histórico e sua inter-relação com seus pares latino-americanos. Este estudo tem como ponto de partida a análise de material documental referente ao surgimento das Vilas Operárias, implantadas no final do século XIX principalmente no Rio de Janeiro, consideradas precursoras dos conjuntos habitacionais, acompanha e analisa ainda as transformações decorrentes do processo histórico, político e social das décadas subsequentes, culminando com a produção modernista. O objetivo foi detectar e classificar os princípios e características dos objetos estudados, a fim de extrair o que de melhor houver em cada um deles, dentro do panorama das técnicas construtivas disponí-
veis, além de identificar conceitos e realidades político-administrativas de cada período, reunindo material de registro histórico que descreve as práticas da produção arquitetônica e suas relações com as experiências implantadas por arquitetos na América Latina em épocas correlatas. A análise pormenorizada do material coletado sobre a realidade das condições de projeto e construção do Conjunto Residencial Marquês de São Vicente entre 1952 e 1954 no Rio de Janeiro, como edificação representante da liberdade plástica do Modernismo brasileiro e um gigante da habitação social no país, nos permite compreender as relações existentes entre as condições político-sociais desse momento e as possibilidades de inovação projetual adotadas pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy, bem como determinar as soluções construtivas e o partido arquitetônico, definidos no contexto de sua implantação no bairro da Gávea. Também se investiga o processo de circulação das ideias referentes à liberdade expressiva de Reidy e sua influência na produção dessa tipologia habitacional

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Publicado

2012-07-04

Como Citar

Eduardo Borzani Gonçalves, P. ., & Aparecida Piccinini Requena, W. . (2012). Um século de habitação social do brasil: análise, referencial e relações de liberdade plástica do conjunto residencial marquês de são vicente – rj com a produção modernista latino-americana. arq.Urb, (8), 112–131. Recuperado de https://revistaarqurb.com.br/arqurb/article/view/340

Edição

Seção

Artigos