A lógica da favela pela gramática da forma

Autores

  • María Ângela Dias

Palavras-chave:

gramática da forma, análise da forma, arquitetura informal

Resumo

A importância do olhar no desenvolvimento da compreensão do espaço tridimensional para a prática arquitetônica e o ensino de projeto justifica a pesquisa A Educação do Olhar: apreensão dos atributos geométricos da forma dos lugares, realizada no âmbito do PROARQ/FAU-UFRJ. Para compreender as formas arquitetônicas e pensando-as de maneira lógica e matemática, aplicamos como metodologia de análise a Gramática da Forma (Shape Grammar). Esta metodologia tem grande afinidade com a pesquisa em desenvolvimento, no sentido de combinar aplicações analíticas e sintéticas no conhecimento da forma construída e consequentemente, ampliar a capacidade de visualização e a habilidade em criar novas formas. Este artigo relata o trabalho realizado durante o workshop Estudando a Rocinha: uma abordagem em Gramática da Forma, sob a orientação das professoras Terry Knight – MIT e Gabriela Celani – Unicamp,num estudo de análise da implantação das edificações e das volumetrias da Favela da Rocinha.

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Publicado

2013-07-12

Como Citar

Ângela Dias, M. . (2013). A lógica da favela pela gramática da forma. arq.Urb, (10), 23–40. Recuperado de https://revistaarqurb.com.br/arqurb/article/view/380

Edição

Seção

Artigos