Representación, lenguajes gráficos y proyectación: lo que se juega en la enseñanza del diseño.
Resumo
O artigo que aqui apresentamos é resultado do curso “Agenda didática do design: reflexões a partir das práticas do ensino e suas ferramentas de projeto”, edição 2012 da FADU-UNL. Destinado a professores da graduação das Carreiras de Arquitetura e Urbanismo, e à Licenciatura em Design e Comunicação Visual dessa Faculdade, seu objetivo principal foi revisar criticamente as práticas e teorias que estruturam o ensino das disciplinas projetivas. Apresentaremos suas linhas gerais, para expor os processos colocados em pauta pelos docentes do curso, que contribuíram para pensar o ensino das disciplinas que tem a ver com projeto no contexto específico da FADU. Dalí derivarão algumas conclusões provisionais. É importante reafirmar que o eixo central do curso consistiu em apontar que o ensino
das disciplinas projetuais se organiza na interseção de projeto, linguagem gráfica e representações (Figura 1). A pertinência do recorte do tema possibilitou abarcar um importante leque de problemáticas. Entre elas, a dificuldade dos estudantes para assumir linguagens e representações como ferramentas centrais do projetual. Assim, podemos inferir que, apesar de conteúdos e estruturações do plano de ensino, é necessário enfatizar o valor semiótico que linguagens e representações possuem para garantir melhor compreensão e transferências.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Nidia B. Maidana, Leonardo Bortolotto, Claudia G. Bertero
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.