Representación, lenguajes gráficos y proyectación: lo que se juega en la enseñanza del diseño.

Autores

  • Nidia B. Maidana
  • Leonardo Bortolotto
  • Claudia G. Bertero

Resumo

O artigo que aqui apresentamos é resultado do curso “Agenda didática do design: reflexões a partir das práticas do ensino e suas ferramentas de projeto”, edição 2012 da FADU-UNL. Destinado a professores da graduação das Carreiras de Arquitetura e Urbanismo, e à Licenciatura em Design e Comunicação Visual dessa Faculdade, seu objetivo principal foi revisar criticamente as práticas e teorias que estruturam o ensino das disciplinas projetivas. Apresentaremos suas linhas gerais, para expor os processos colocados em pauta pelos docentes do curso, que contribuíram para pensar o ensino das disciplinas que tem a ver com projeto no contexto específico da FADU. Dalí derivarão algumas conclusões provisionais. É importante reafirmar que o eixo central do curso consistiu em apontar que o ensino
das disciplinas projetuais se organiza na interseção de projeto, linguagem gráfica e representações (Figura 1). A pertinência do recorte do tema possibilitou abarcar um importante leque de problemáticas. Entre elas, a dificuldade dos estudantes para assumir linguagens e representações como ferramentas centrais do projetual. Assim, podemos inferir que, apesar de conteúdos e estruturações do plano de ensino, é necessário enfatizar o valor semiótico que linguagens e representações possuem para garantir melhor compreensão e transferências.

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Publicado

2013-07-12

Como Citar

B. Maidana, N. ., Bortolotto, L. ., & G. Bertero, C. (2013). Representación, lenguajes gráficos y proyectación: lo que se juega en la enseñanza del diseño. arq.Urb, (10), 56–66. Recuperado de https://revistaarqurb.com.br/arqurb/article/view/385

Edição

Seção

Artigos