O ensino de Arquitetura é uma árvore: deveria ser?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi30.459

Palavras-chave:

Currículo, Composição arquitetônica, Arquitetura, Legislação profissional

Resumo

O presente artigo busca refletir sobre os rumos do ensino de Arquitetura e Urbanismo brasileiro neste início de século XXI. Para isso, debate seus pressupostos e contradições, recuperando o momento de constituição da Arquitetura e Urbanismo como campo autônomo, as diretrizes curriculares e a legislação profissional, indo além das “experiências de renovação pedagógica”. Reconhece que o ensino se organiza como árvore – tendo o projeto como tronco dos currículos – e se pergunta: o ensino de arquitetura deveria ser mesmo organizado em árvore? Para responder a esta pergunta, reconstrói historicamente fatos que tornam o presente mais inteligível, pleno de desafios e dilemas.

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Biografia do Autor

Bruno Cesar Euphrasio de Mello, Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Departamento de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2021-04-07

Como Citar

Mello, B. C. E. de. (2021). O ensino de Arquitetura é uma árvore: deveria ser?. arq.Urb, (30), 86–94. https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi30.459

Edição

Seção

Artigos