Os impactos socioeconômicos decorrentes da implantação da ferrovia central do Brasil do Norte de Minas em Montes Claros/MG

Autores

  • Anne Caroline Veloso de Almeida Mestrado Associado Universidade Federal de Minas Gerais/Universidade Estadual de Montes Claros em Sociedade Ambiente e Território https://orcid.org/0000-0001-7861-4449
  • Heloisa Soares de Moura Costa Mestrado Associado Universidade Federal de Minas Gerais/Universidade Estadual de Montes Claros em Sociedade Ambiente e Território https://orcid.org/0000-0003-0132-5918

DOI:

https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi31.509

Palavras-chave:

Infraestrutura urbana, Dinâmicas socioespaciais, Norte de Minas

Resumo

A Ferrovia Central do Brasil percorre os eixos Norte e Sul da cidade de Montes Claros/MG, apesar da sua importância no desenvolvimento industrial da capital regional, sua implantação resultou em condições de segregação física e socioeconômica. Assim, se na escala regional a ferrovia promove o desenvolvimento, na escala local presencia-se impactos decorrentes do crescimento da cidade sem o acompanhamento das políticas urbanas e sociais, essenciais a garantia da qualidade de vida da população. Portanto, este trabalho objetiva compreender a influência da linha férrea na divisão das classes sociais e investimentos econômicos em Montes Claros/MG, tendo como recorte espacial bairros situados próximos ao seu eixo, com o intuito de expor as contradições na ocupação territorial e no direcionamento de investimentos das áreas fragmentadas pela linha férrea. Com base em pesquisa qualitativa que se apoia no levantamento de campo e nas referências bibliográficas, os resultados pretendidos consistem numa análise descritiva e crítica sobre a segregação socioeconômica.

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Biografia do Autor

Anne Caroline Veloso de Almeida, Mestrado Associado Universidade Federal de Minas Gerais/Universidade Estadual de Montes Claros em Sociedade Ambiente e Território

Arquiteta e Urbanista, bacharel em Direito, Mestre em Planejamento Urbano pela UFMG/UNIMONTES. Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Santo Agostinho de Montes Claros.

Heloisa Soares de Moura Costa, Mestrado Associado Universidade Federal de Minas Gerais/Universidade Estadual de Montes Claros em Sociedade Ambiente e Território

Arquiteta e Urbanista com mestrado em Planejamento Urbano e doutorado em Demografia. Professora Titular do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do CNPq.

 

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Publicado

2021-08-09

Como Citar

Veloso de Almeida, A. C., & Soares de Moura Costa, H. . (2021). Os impactos socioeconômicos decorrentes da implantação da ferrovia central do Brasil do Norte de Minas em Montes Claros/MG. arq.Urb, (31), 59–73. https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi31.509

Edição

Seção

Artigos