Os impactos socioeconômicos decorrentes da implantação da ferrovia central do Brasil do Norte de Minas em Montes Claros/MG
DOI:
https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi31.509Palavras-chave:
Infraestrutura urbana, Dinâmicas socioespaciais, Norte de MinasResumo
A Ferrovia Central do Brasil percorre os eixos Norte e Sul da cidade de Montes Claros/MG, apesar da sua importância no desenvolvimento industrial da capital regional, sua implantação resultou em condições de segregação física e socioeconômica. Assim, se na escala regional a ferrovia promove o desenvolvimento, na escala local presencia-se impactos decorrentes do crescimento da cidade sem o acompanhamento das políticas urbanas e sociais, essenciais a garantia da qualidade de vida da população. Portanto, este trabalho objetiva compreender a influência da linha férrea na divisão das classes sociais e investimentos econômicos em Montes Claros/MG, tendo como recorte espacial bairros situados próximos ao seu eixo, com o intuito de expor as contradições na ocupação territorial e no direcionamento de investimentos das áreas fragmentadas pela linha férrea. Com base em pesquisa qualitativa que se apoia no levantamento de campo e nas referências bibliográficas, os resultados pretendidos consistem numa análise descritiva e crítica sobre a segregação socioeconômica.
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