Editorial

Autores

  • Andréa de Oliveira Tourinho Universidade São Judas Tadeu
  • Eneida de Almeida Universidade São Judas Tadeu

DOI:

https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi33.591

Palavras-chave:

Editorial

Resumo

Esta edição da revista arq.urb reúne temas variados cujo enredo aqui delineado inicia pela atenção à produção do espaço urbano, com dois artigos dedicados ao processo de formulação de políticas públicas, em concomitância com o acompanhamento do percurso de suas implantações, detendo-se nas especificidades do ambiente geográfico e político que as mobilizam; continua com outros dois artigos voltados à análise qualitativa de espaços públicos, também focados em casos particulares e sua relevância para a qualidade ambiental dessas localidades; e alinhava-os um texto sobre a participação popular voltada à luta por moradia. O enquadramento do território, por meio da conjunção entre o objeto arquitetônico e o contexto sociocultural de que é parte, atentando às dimensões simbólica e cultural, está presente no estudo da arquitetura ligada ao processo de imigração em diálogo com a literatura, e tem continuidade no artigo comprometido com o processo de urbanização, associado à colonização e ao surgimento de novas cidades no sul do país. Ao final, duas investigações empenhadas na abordagem do ideário moderno e contemporâneo cumprem o papel de desfecho deste número, a primeira corroborando para uma compreensão alargada de patrimônio cultural, a segunda contribuindo para uma discussão acerca da atuação profissional na passagem do século 20 para o 21, articulando a dimensão crítica e cultural aos métodos operativos e ferramentas experimentadas com o avanço dos recursos digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa de Oliveira Tourinho, Universidade São Judas Tadeu

Desde 2014 é docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo (PGAUR) e do Curso de Graduação da Universidade São Judas Tadeu (São Paulo).

Eneida de Almeida, Universidade São Judas Tadeu

Professora da Universidade São Judas Tadeu, atua na Graduação, no Mestrado e no Doutorado em Arquitetura e Urbanismo.

Referências

[...]

Downloads

Publicado

2022-04-13

Como Citar

de Oliveira Tourinho, A., & de Almeida, E. (2022). Editorial. arq.Urb, (33), 1–3. https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi33.591

Edição

Seção

Editorial

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.