Como aplicar comunicação visual na arquitetura

Conceitos, referências e diretrizes para arquitetos.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi36.601

Palavras-chave:

Design gráfico para ambientes, Ambientação, Sinalização

Resumo

A comunicação visual é fundamental para a identidade de muitas organizações e um importante componente da arquitetura. Ambientes como lojas, hospitais, museus e aeroportos, por exemplo, precisam da comunicação visual para esclarecer seu funcionamento ao usuário. Este artigo apresenta e discute essa relação entre comunicação visual e ambiente a partir do Design Gráfico para Ambientes, disciplina estruturada pela convergência da comunicação, design gráfico e arquitetura, e que trata de organizar a mensagem no espaço construído. Para isso resgata definições e apresenta as três abordagens mais amplamente desenvolvidas em projeto: Design para Ambientação, Design para Sinalização e Design para Interpretação. Através de exemplos, o artigo discute a comunicação visual em diferentes contextos da arquitetura para, depois, propor articulações do arquiteto nesta área. Por fim, sugere como desenvolver habilidades para a prática de projetos desta natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Gallina Jorge, Universidade do Vale dos Sinos

Doutorando e Mestre em Design (Unisinos), MBA em Marketing (FGV), Especialista em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação (Ulbra), Graduado em Arquitetura e Urbanismo (Ulbra).

Referências

ADG – Associação dos Designers Gráficos. ABC da ADG: Glossário de termos e verbetes utilizados em Design Gráfico. São Paulo: Melhoramentos, 2000, 119 p.

ARTIGAS, Rosa Camargo (org.). Vilanova Artigas. São Paulo: Instituto Lina Bo e P. M. Bardi / Fundação Vilanova Artigas, 1997, 272 p.

CALORI, Chris; VANDEN-EYNDEN, David. 2015. Signage and wayfinding design: A complete guide to creating environmental graphic design systems. 2ª edição. New Jersey, US: Wiley, 2015, 304 p. DOI: https://doi.org/10.1002/9781119174615

COSTA, Joan. A imagem da marca. Um fenômeno social. São Paulo: Ed. Rosari, 2008, 166p.

FOLLIS, John; HAMMER, David. Architectural signing and graphics. New York: Whitney Library of Design, 1979, 232 p.

HARDING, Jim. Making the connection Part lll: ‘Zooming in’ on the 3Vs of airport wayfinding. GS&P Dialogue. Disponível em <https://www.greshamsmith.com/dialogue/september-2013/making-the-connection-part-iii-zooming-in-on-the-3> Acessado em 20 de dezembro de 2017.

MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual. São Paulo: Martins Fontes, 2006, 374 p.

PALLASMAA, Juhani. Os olhos da pele: A arquitetura e os sentidos. Porto Alegre: Ed. Bookman, 2012.

PEON, Maria Luisa. Sistemas de Identidade Visual. Rio de Janeiro: 2AB, 2001, 104 p.

POULIN, Richard. Graphic Design in the Built Environment: A 20th Century History. Minneapolis: Rockport, 2012, 271p.

SEGD. Professional Practice Core Competencies. Disponível em <https://segd.org/professional-practice-core-competencies > Acessado em 19 de março de 2020.

SCHERER, Fabiano. Design gráfico ambiental: Revisão e definição de conceitos. 11º P&D Design. 2014, 12 p. DOI: https://doi.org/10.5151/designpro-ped-00453

Downloads

Publicado

2023-04-14

Como Citar

Gallina Jorge, G. (2023). Como aplicar comunicação visual na arquitetura: Conceitos, referências e diretrizes para arquitetos. arq.Urb, (36), 79–87. https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi36.601

Edição

Seção

Artigos