A Arquitetura nos Videojogos

Espaço, Narrativa e Gameplay

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi39.701

Palavras-chave:

Arquitetura, Videojogos, Espaço, Narrativa, Gameplay

Resumo

Os videojogos têm-se revelado uma área em exponencial evolução nos últimos anos. Esta área tem uma estreita relação com a arquitetura quer sob o ponto de vista do seu processo de conceção quer sob o ponto de vista da necessidade de criar espaços habitáveis. Este trabalho começa por criar um enquadramento cronológico do desenvolvimento gráfico dos videojogos descrevendo, em seguida, o processo de conceção de um videojogo, principalmente, do ponto de vista da conceção do espaço e da arquitetura. São em seguida analisados alguns exemplos de videojogos, organizados segundo uma proposta de categorização representativa dos vários tipos de espaços. Por fim, de modo a validar a caracterização feita e analisar as características espaciais, estéticas e estruturais de cada tipo de videojogo, são realizados testes de usabilidade com vários jogadores. Estes testes permitem reconhecer o grau de perceção dos jogadores em relação ao espaço de cada videojogo, com o objetivo de identificar de que modo a arquitetura influencia a experiência de jogo de cada utilizador. As nossas conclusões apontam para a não existência de evidências suficientes que mostrem que os jogadores são sensíveis a questões arquitetónicas incoerentes presentes nos videojogos, mas que reagem a estímulos do espaço.

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Biografia do Autor

José Pedro Piteira, RISE Visual Effects Studios

José Piteira criou desde cedo uma paixão pelo mundo da imagem e da criatividade. Hoje em dia aplica-a no desenvolvimento de efeitos visuais para grandes produções cinematográficas, como “The Batman” e “Star Wars: Andor”. Piteira é mestre em Arquitetura pela Escola de Tecnologias e Arquitectura do ISCTE e é formado em 3D Avançado pela ODD School-Creative Media. Atualmente, trabalha como Artista 3D na RISE|Visual Effects Studios.

Sara Eloy, University of Antwerp

Sara Eloy investiga sobre a aplicação de tecnologias digitais emergentes no campo da arquitetura e vê estas tecnologias como um meio essencial e eficaz para abordagens inovadoras. Eloy é doutorada em Arquitetura pela Universidade Técnica de Lisboa e atualmente Professora Associada na Universidade de Antuérpia e investigadora no grupo Henry Van de Velde.

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Publicado

2024-12-03

Como Citar

Piteira, J. P., & Eloy, S. (2024). A Arquitetura nos Videojogos: Espaço, Narrativa e Gameplay. arq.Urb, (39), 701. https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi39.701

Edição

Seção

Artigos