Urbanização de favelas em Jundiaí - SP: os casos do Jardim São Camilo, Jardim Novo Horizonte, Parque Centenário e Vila Ana

Autores

  • Patrícia Rodrigues Samora
  • Flávia Tarricone Jimenez

DOI:

https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi24.54

Palavras-chave:

Assentamentos precários, MCMV, FUMAS

Resumo

Este artigo apresenta e analisa a experiência recente de Jundiaí – SP que utilizou recursos Federais dos Programas de Aceleração do Crescimento (PAC) e Minha Casa Minha Vida (PMCMV) para urbanizar assentamentos precários da cidade no período de 2010 a 2017. As intervenções realizadas nas comunidades Jardim São Camilo, Jardim Novo Horizonte, Parque Centenário e Vila Ana demonstram variedade tipológica e de soluções urbanísticas que, vistas conjuntamente, são representativas do trabalho da Fundação Municipal Ação Social (FUMAS) órgão municipal engajado nas questões de habitação de interesse social. A partir da coleta de dados do projeto e da obra das quatro experiências, bem como visitas de campo e entrevista com técnicos da FUMAS, as informações foram sintetizadas em um quadro, que permitiu uma visão de conjunto da política empregada no município, que se revelou acertada em muitos aspectos, mas ainda depende de esforços adicionais para se concretizar. Tendo em vista que o Estatuto das Cidades enfatizou o papel dos municípios no planejamento territorial e setorial da habitação, este caso ilustra
como ações assertivas em direção a soluções específicas para as necessidades particulares de cada assentamento podem se beneficiar de recursos federais que não impõem modelos únicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DENALDI, Rosana. Políticas de urbanização de favelas: evolução e impasses. Tese de doutorado – Faculdade de arquitetura e urbanismo da Universidade de São Paulo. São Paulo. 229p. 2003.

JUNDIAÍ. FUMAS. Prefeitura de Jundiaí (Org.). Produto 3.3 - Diagnóstico do Setor Habitacional. In: JUNDIAÍ. Demacamp. Prefeitura de Jundiaí (Org.). PLHIS – Plano Local de Habitação de Interesse Social. Jundiaí: Prefeitura de Jundiaí, 2015, p. 1-251.

OLIVEIRA, Natália Pereira de. Produção de Habitação e Desigualdades Socioespaciais: Perspectiva Crítica da “Urbanização Jardim Novo Horizonte”, Jundiaí-SP. XI-Encontro Nacional da ANPEGE, Presidente Prudente, São Paulo, SP, 09 a 12 Outubro de 2015.

PEREIRA, Rodrigo Mendes: Dilemas da gestão pública habitacional: entre a gestão democrática e justa e a lógica financeira e privada, no contexto da cidade de Jundiaí-SP: Editora In House, 2016.

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ASSISTENCIA SOCIAL, 2018. Disponível em: https://fumas.jundiai.sp.gov.br/institucional/atuacao. Acesso em 10 mai 2018.

INTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. Cidades: Jundiaí. Disponível em: www.cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/jundiai/panorama. Acesso em 10 mai 2018.

JUNDIAÍ. Lei no 8683, de 07 de julho de 2016. Plano Diretor do Município de Jundiaí. Jundiaí, 2016. Disponível em: <http://planodiretor.jundiai.sp.gov.br/lei-8683-2016/>. Acesso em: 02 out. 2017.

Downloads

Publicado

2019-12-06

Como Citar

Rodrigues Samora, P. ., & Tarricone Jimenez, F. . (2019). Urbanização de favelas em Jundiaí - SP: os casos do Jardim São Camilo, Jardim Novo Horizonte, Parque Centenário e Vila Ana. arq.Urb, (24), 79–93. https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi24.54

Edição

Seção

Artigos