Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O manuscrito atende ao foco e escopo da arq.urb;
  • O manuscrito não foi publicado, nem se encontra em avaliação para publicação em outro periódico;
  • Os autores concordam com a declaração de direito autoral da revista;
  • O autor responsável pela submissão dispõe de todos os dados sobre cada um dos autores como Nome, Sobrenome, E-mail, País, Instituição/Afiliação, ORCID e Resumo da Biografia (com até quatro linhas), preenchidos por extenso, somente iniciais maiúsculas, sem siglas ou abreviaturas;
  • Os títulos, resumos e palavras-chave do manuscrito foram preenchidos nos metadados da submissão nos dois idiomas, em inglês e em português;
  • As referências do manuscrito foram incluídas nos metadados da submissão, sem tracejados ( ______ ) e conforme as normas indicadas no item (8) das diretrizes para autores;
  • O manuscrito atende às diretrizes para autores e foi enviado na formatação do template.

Diretrizes para Autores

(1) Os artigos enviados à revista devem ser originais e não podem ser submetidos para avaliação em outra revista. Serão aceitos textos publicados em anais de eventos desde que o conteúdo seja substancialmente diferente ao publicado anteriormente. Junto ao artigo submetido, deve-se encaminhar uma Declaração de Originalidade assinada pelo(s) autor(es).

(2) Toda identificação de autoria do trabalho deve ser removida do artigo submetido e substituída, em cor vermelha, pela frase suprimido para preservar identidade do autor, garantindo o critério de sigilo exigido pela avaliação por pares duplo-cego.

(3) A revista não determina um tamanho específico, mas sugere que os artigos tenham entre 30.000 e 50.000 caracteres com espaços, incluindo subtítulos, notas de rodapé e referências, conforme as características definidas no template.

(4) Os artigos devem incluir: título do trabalho em português (ou espanhol) e inglês; resumo com um mínimo de 100 e um máximo de 200 palavras em português e inglês (abstract); de três a cinco descritores (palavras-chave) em português e inglês (keywords). Se for originalmente redigido em inglês ou espanhol, o artigo deve obrigatoriamente ter um resumo e descritores em português.

(5) Ilustrações de qualquer natureza (gráficos, tabelas, fotografias, esquemas, gravuras, croquis) são denominadas “Figura” e devem ser numeradas sequencialmente (1, 2, 3...).

(5.1) O título deve vir logo após a figura, indicando o número sequencial e com uma legenda explicativa breve e clara que dispense consulta ao texto e, se for o caso, seguido de uma legenda.

(5.2) A legenda deve apresentar também os dados da fonte de referência da ilustração, por exemplo, Fonte: Autor (data, p. xx).

(5.3) Compactada no formato Web/Tela, a ilustração deve ser inserida o mais próxima possível do trecho do texto em que se a refere e indicada entre parênteses (Figura 1).

(5.4) Por questões de formatação da revista, todo artigo deve conter pelo menos uma imagem, exceto em casos justificados pelo(s) autor(es), e recomendamos que não tenha mais que dez.

(5.5) Fotos e desenhos devem respeitar a Lei de Direitos Autorais vigente no Brasil, sendo aceitas, portanto, apenas imagens (a) de autoria do(s) próprio(s) autor(es) do artigo, (b) de direito comum, com mais de 70 anos desde sua publicação original (nesse caso, a data deve estar indicada na legenda), ou (c) imagens livres de direito (por exemplo, Creative Commons e Wikicommons).

(6) Posteriormente e apenas em trabalhos aceitos para publicação, o(s) autor(es) deve(m) enviar em separado as imagens numeradas de acordo com a legenda (Figura 1.jpg, Figura 2.jpg, ...) e com resolução mínima de 1.200 pixels no lado maior. A Comissão Editorial se reserva o direito de não publicar a imagem que não respeitar alguma dessas exigências.

(7) Formatação: ver template.

(8) As Referências, assim como as citações, devem respeitar rigorosamente as indicações do template. Também podem ser consultadas as Normas ABNT NBR 6023 e ABNT NBR 10520.

(9) Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail revista.arq.urb@saojudas.br.

(10) Em média, os artigos submetidos são publicados em 24 semanas após a data de submissão.

Diretrizes para edições especiais ou conteúdo curado por editores convidados

A arq.urb adere integralmente aos criteriosos padrões estabelecidos pelo DOAJ para periódicos que publicam edições especiais ou conteúdo curado por editores convidados. A seguir, destacam-se os principais pontos que evidenciam nosso compromisso:

1) Responsabilidade Editorial:
As editoras são plenamente responsáveis pelo conteúdo integral da revista, abrangendo todas as edições especiais ou curadas por editores convidados, as quais estão alinhadas ao escopo do periódico.

2) Supervisão Editorial:
Os artigos das edições especiais, ou curadas por editores convidados, recebem a mesma supervisão editorial aplicada aos artigos regulares, incluindo revisão por pares externos, assegurando qualidade e validação do conteúdo.

3) Credenciais de Editores Convidados:
Garantimos que as credenciais dos editores convidados são minuciosamente verificadas e aprovadas, assegurando a experiência e qualificações adequadas ao escopo da edição.

4) Supervisão de Editores Convidados:
As editoras exercem supervisão sobre os editores convidados, garantindo o cumprimento das políticas editoriais e padrões éticos da revista. Os artigos submetidos por editores convidados passam por um processo de revisão envolvendo revisores externos para manter a imparcialidade e preservar a qualidade, bem como assegurar a diversidade de conteúdo. Esses artigos representam, no máximo, 25% do total da edição especial ou curada por editores convidados.

Resenha

As resenhas enviadas à arq.urb serão avaliadas em um processo anônimo por uma das editoras ou membro do conselho, responsável por decidir sobre a sua tramitação e aprovação para publicação. Diferentemente dos artigos, as resenhas não serão submetidas à avaliação por pares duplamente anônima. Os textos devem conter preferencialmente entre 9.000 e 14.000 caracteres (com espaços) e apresentar um equilíbrio entre a exposição das ideias centrais do(a) autor(a) e a análise crítica do(a) resenhista. Tanto a qualidade da obra resenhada quanto a profundidade da análise crítica serão consideradas pela equipe editorial no processo de avaliação. As resenhas devem possuir título em português e em inglês, além de referências completas, quando for o caso, incluindo a obra resenhada; ou a indicação das obras citadas em notas de rodapé. Não é necessário o envio de resumo e palavras-chave. A formatação do texto deve seguir rigorosamente o template de submissão da revista e as normas da ABNT atualizadas, conforme especificado nas diretrizes para autores.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados à revista são usados exclusivamente pela arq.urb e de nenhum modo disponibilizados a terceiros ou para outras finalidades.