O papel da arquitetura contemporânea: (res)significação do lugar. Estudos projetuais de intervenções na operação urbana - Diagonal sul (Mooca/Ipiranga)

Autores

  • Tiago Silva Gomes

Palavras-chave:

forma, processo, rede

Resumo

Este trabalho aborda as contradições do processo urbano que caracterizam a cidade de São Paulo. Por isso, estimula um grande questionamento e, consequentemente, discussão sobre a criação arquitetônica. A contradição reflete uma nova dinâmica urbana – um lugar flexível, variado e heterogêneo, devido à multiplicidade de funções programáticas que contribuíram na construção de um território complexo. Os projetos configuram-se como processo de transformação e interação entre sujeito, arquitetura e lugar. O trabalho é entendido como um processo temporal, no qual os espaços livres dão lugar à configuração híbrida, com características de mobilidade e comunicação, cuja composição programática é um convite a (res)significação do lugar. Os programas estabelecidos para cada módulo definem ações e atividades mutáveis à própria geometria dos projetos, como instrumento de uso e densidade que imprime uma nova ve- locidade e multiplicidade em prol da reutilização das estruturas urbanas históricas existentes. Além da reativação do patrimônio, que permanece como testemunho da memória na borda ferroviária, do potencial das infraestruturas em movimento e da comunicação que auxiliam nas condições de acessibilidade e adaptabilidade na intervenção do espaço urbano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COLIN, Silvio. Pós Modernismo Repensando a Arquitetura. Rio de Janeiro: Uapê, 2004.

DELEUZE, Gilles y GUATTARI, Felix. Mil Platôs. Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. 1. São Paulo: Editora 34.,1995.

DUARTE, Fábio; KON, Sergio. A(Des)Construção do Caos. São Paulo: Perspectiva, 2008.

GUALLART, Vicente. Sociópolis. Barcelona: Actar, [s.d.].

GAUSA, Manuel; GUALLART, Vicente; MULLER, Willy; SORIANO, Frederico; PORRAS, Fernando; MORALES, José. Diccionario Metápolis de Arquitectura Avanzada. Barcelona: Actar, [s.d.].

HARVEY, David. A Condição Pós-Moderna. São Paulo: Loyola, 2003.

KOOLHAAS, Rem. Conversas com estudantes. Barcelona: Gustavo Gili, 2002.

NESBITT, Kate. Uma Nova Agenda para a Arquitetura. Tradução de Vera Pereira. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

Downloads

Publicado

2010-05-05

Como Citar

Silva Gomes, T. (2010). O papel da arquitetura contemporânea: (res)significação do lugar. Estudos projetuais de intervenções na operação urbana - Diagonal sul (Mooca/Ipiranga). arq.Urb, (3), 174–183. Recuperado de https://revistaarqurb.com.br/arqurb/article/view/123

Edição

Seção

Artigos