Gottfried Semper e o ornamento em Arquitetura no século XIX

Autores

  • Alice de Oliveira Viana Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Mobilidade Ornamentação, Símbolos, Estilo

Resumo

Este trabalho apresenta, comenta e traduz o texto On architectural symbols (1854), escrito pelo arquiteto e teórico Gottfried Semper (1803-1879). Mais conhecido por sua obra máxima Der Stil [O Estilo], Semper encontrava-se em meio ao ápice da industrialização vitoriana ao escrever o texto. Trata-se de uma conferência proferida no Department of Practical Art das Schools of Design de Londres, em que o autor apresenta, dentre outras, suas considerações sobre o ornamento arquitetônico, tema que será objeto de fervorosas disputas teóricas dali em diante e que na época misturava- se ao próprio debate sobre o estilo. Acredita-se que a tradução e a leitura são válidas e oportunas não somente por revelar a sofisticação do pensamento da época, como por igualmente pôr em evidência um tema que aparece no centro do debate arquitetônico hoje, o da ornamentação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice de Oliveira Viana, Universidade Federal de Santa Catarina

Arquiteta e Urbanista, formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), mestre em Teoria e História das Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2008) e Doutora em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2017), com período de bolsa sanduíche na Universidade de Zurique, financiada pela CAPES.

Referências

BÖTTICHER, Carl. Die Tektonik der Hellenen. Potsdam: Verlag von Ferdinand Riegel, 1852.

HVATTUM, Mari. Crisis and correspondence: style in the nineteenth century. Architectural Histories, n.I, vol. I, pp.1-8, 2013. Disponível em https://journal.eahn.org/articles/10.5334/ah.an/. Acesso em 08.set.2017.

JONES, Owen. The grammar of ornament. London: Day & Son, 1856.

MALLGRAVE, Harry Francis. Gottfried Semper: architect of the nineteenth century. New Haven: Yale University Press, 1996.

REDGRAVE, Richard. Supplementary report on design. In: EXHIBITION OF THE WORKS OF INDUSTRY OF ALL NATIONS. Reports by the juries on the subjects in the thirtyclasses into which the exhibition was divided. London: William Clowes and Sons, 1852.

SCHWARZER, Mitchell. Ontology and representation in Karl Bötticher’s theory of tectonics. Journal of the Society of Architectural Historians, Vol. 52, No. 3, pp.267-280, Set.1993. Disponível em http://www.jstor.org/stable/990835. Acesso em: 22.jun.2013.

SEMPER, Gottfried. London lecture of autumn 1854: On architectural symbols. In: PELLIZZI, Francesco (ed.). RES: Anthropology and Aesthetics, New York, London: Cambridge University Press, 1985, v. 9, pp.61-67.

______. Der Stil in den technischen und tektonischen Künsten, oder, Praktische Aesthetik. Ein Handbuch für Techniker, Künstler und Kunstfreund. Frankfurt: Verlag für Kunst und Wissenschaft, 1860, v.I.

______. The four elements of architecture and other writings. Trans. Harry Francis Mallgrave and Wolfgang Herrmann. Cambridge: Cambridge University Press,1989.

______. Style in the Technical and Tectonic Arts; or Practical Aesthetics. 2 vol. Trans. Harry Francis Mallgrave and Michael Robinson. Los Angeles: Getty Research Institute, 2004.

Downloads

Publicado

2018-05-01

Como Citar

Viana, A. de O. . (2018). Gottfried Semper e o ornamento em Arquitetura no século XIX. arq.Urb, (22), 7–26. Recuperado de https://revistaarqurb.com.br/arqurb/article/view/53

Edição

Seção

Artigos