Uma Presença Discreta
toldos e cortinas na fase purista de Le Corbusier
DOI:
https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi36.615Palavras-chave:
Modernismo, tecidos, método de projetoResumo
O presente texto estuda o papel dos tecidos como dispositivos arquitetônicos durante a fase chamada “purista” do arquiteto Charles-Edouard Jeanneret-Gris, mais conhecido como Le Corbusier, dos anos 1920 e em alguns dos projetos da década seguinte. Se os tapetes ganharam atenção durante esse período, o mesmo não ocorreu com outros tipos de têxteis. Ausentes nos textos, apareciam discretamente, nos rincões das imagens – fotos, peças gráficas e croquis. O seu rastreio permite compreender as modalidades de emprego dos tecidos: para modulação espacial interna; nos recintos a céu aberto, sugerindo formações arquitetônicas (tetos, paredes, janelas), e para controle solar da envoltória construída, em muitas coisas “arquiteturas de papel”, viáveis apenas nos desenhos. Os tecidos foram trocados por outros dispositivos para desempenhar as mesmas funções, mais afins à expressão poética do arquiteto. Discretos que são, os tecidos previstos ou adotados nesse período são sinais sutis porém inequívocos dos seus experimentos espaciais e das vicissitudes de sua procura por espaço, luz e claridade.
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