Retrato da capacidade de pagamento por parte do usuário de transporte público nas capitais brasileiras

Autores

  • Marcia de Andrade Pereira Bernardinis Universidade de São Paulo
  • Luziane Machado Pavelski Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi25.12

Palavras-chave:

Mobilidade, Acessibilidade, Justiça social

Resumo

A renda é fator preponderante sobre a condição de mobilidade dos indivíduos, na proporção em que, quanto maior a parcela de renda mensal absorvida em gastos com o transporte menor a condição de mobilidade, esse artigo visa identificar como encontra-se nas capitais Brasileiras à capacidade de pagamento dos usuários de transporte público. Trata-se de um panorama dos locais em que a população tem maior ou menor facilidade de alcançar a mobilidade com relação à renda, tomando como referência a relação entre o preço da passagem e o salário mínimo. Para essa finalidade foi utilizado um indicador elaborado para cidades da América Latina (ECLAC, 1992). Através do indicador foi possível constatar que Belo Horizonte - MG é a capital no Brasil onde os usuários apresentam menor acessibilidade, enquanto Rio de Janeiro- -RJ é a capital com maior acessibilidade com base na renda mínima. Nenhuma das cidades atingiu o valor considerado critico pelo indicador (33%). Entretanto, algumas atingiram 20%, próximo do que é consumido na alimentação das famílias, proporção de cerca de 19,8% do salário mínimo, indício de que a proporção da renda mensal comprometida com transporte é alta e pode interferir negativamente na mobilidade dos usuários de transporte público em algumas cidades.

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Biografia do Autor

Marcia de Andrade Pereira Bernardinis, Universidade de São Paulo

Doutora em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (2005) e mestre em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professora de ensino superior - Adjunto III da Universidade Federal do araná, atua no programa de pós-graduação em Planejamento Urbano. Membro do grupo de estudos de Planejamento e Políticas Urbanas e Regionais - CEPPUR/ UFPR.

Luziane Machado Pavelski, Universidade Federal do Paraná

Mestranda do Programa do Pós-Graduação em Planejamento Urbano da Universidade Federal do Paraná. Especialista em Projetos de Enganharia (PUC-PR), graduada em Engenharia civil (UFPR). Membro do grupo
de estudos de Planejamento e Políticas Urbanas e Regionais - CEPPUR/UFPR

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Publicado

2019-05-25

Como Citar

Pereira Bernardinis, M. de A. ., & Pavelski, L. M. . (2019). Retrato da capacidade de pagamento por parte do usuário de transporte público nas capitais brasileiras. arq.Urb, (25), 1–11. https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi25.12

Edição

Seção

Artigos