A presença de disciplinas voltadas ao projeto de espaços livres de lazer urbano nos cursos de Arquitetura e Urbanismo da Região Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi30.451Palavras-chave:
Paisagismo, Espaços livres, Ensino de projetoResumo
Este artigo reflete sobre o ensino de projeto de espaços livres de lazer e recreação urbanos. Com discussões sobre a criação e o entendimento de espaços livres desde as décadas de 1930 e 1940, e com a institucionalização, a partir de 1994, da disciplina de paisagismo e projeto da paisagem nos cursos de Arquitetura e Urbanismo brasileiros, os espaços livres urbanos ganham a importância equivalente a que, até então, era somente atribuída ao espaço edificado. Assim, abre-se espaço para análise da constituição das disciplinas de projeto na grade curricular de cursos de Arquitetura e Urbanismo na Região Sul do Brasil, para entender a presença de projetos de espaços livres de lazer urbano.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Paulo Roberto de. Sobre o ensino do projeto. 2001. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Arqui-tetura, Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura, Porto Alegre, RS, 2001. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/2084. Acesso em: 29 nov. 2018.
BRASIL. LEI 5.194 de Dezembro de 1966. Governo Federal, 1966. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5194.htm. Acesso em: 21 jan. 2021.
COSTA, Lúcio. Considerações sobre arte contemporânea. 1952. Disponível em: http://www.jobim.org/lucio/handle/2010.3/4097. Acesso em: 17 jul. 2020.
CUNHA, Luiz Antônio. Ensino superior e universidade no Brasil. In: 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2000. Disponível em: http://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1176223/mod_resource/content/1/Cunha_Ensino_Superior_e_Universidade_no_Brasil.pdf. Acesso em: 20 jan. 2021.
FEGHALI, Maria Elisa Marangoni. O Ensino de Projeto: Desafios e possibili-dades em arquitetura Paisagística. 2013. Tese (Doutorado) - Universidade Fe-deral do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, Rio de Janeiro, RJ, 2013. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=420110. Acesso em: 18 dez. 2018.
MACEDO, Silvio Soares. O paisagismo moderno brasileiro – além de Burle Marx. Paisagens em debate, São Paulo, n. 01, 2003. Disponível em: http://www.fau.usp.br/depprojeto/gdpa/paisagens/artigos/2003SilvioM-Burle.pdf. Acesso em: 21 dez. 2018.
MACEDO, Silvio Soares. Ensino de projeto de paisagismo (e por que não?), de urbanismo e projeto de arquitetura. In: O lugar do projeto no ensino e na pesquisa em arquitetura e urbanismo. Rio de Janeiro, RJ: Contra Capa, 2007.
MAHFUZ, Edson da Cunha. Reflexões sobre a construção da forma pertinen-te. Arquitextos, São Paulo, n. 1, p. 1–19, 2004. Disponível em: https://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/04.045/606. Acesso em: 18 set. 2018.
MAHFUZ, Edson da Cunha. A pesquisa e suas possíveis relações com o pro-jeto. In: O lugar do projeto no ensino e na pesquisa em arquitetura e urba-nismo. Rio de Janeiro, RJ: Contra Capa, 2007.
MEC, Ministério Da Educação e do Desporto. Portaria Nº 1.770, de 21 de dezembro de 1994. Disponível em: http://www.lex.com.br/doc_351157_PORTARIA_N_1770_DE_21_DE_. Acesso em: 4 mar. 2019.
E-MEC, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Cadastro Nacional de Cursos e Insti-tuições de Educação Superior: e-MEC. 2020. Disponível em: http://emec.mec.gov.br/. Acesso em: 1 jan. 2019.
PIÑÓN, Helio. Representação Gráfica do edifício e construção visual da arqui-tetura. Arquitextos, São Paulo, SP, n. 104.02, 2009. Disponível em: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/09.104/81/pt. Acesso em: 31 jan. 2019.
ROBBA, Fabio; MACEDO, Silvio Soares. Praças brasileiras. São Paulo, SP: EDUSP, 2002.
ROSANELI, Alessandro Filla. Apontamentos sobre o ensino de paisagismo nos cursos de arquitetura e urbanismo da região sul do Brasil. Paisagem e Ambiente, São Paulo, SP, n. 35, p. 199–219, 2015. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/paam/article/view/105480. Acesso em: 4 mar. 2019.
VARGAS, Heliana Comin. Ensino/aprendizagem em arquitetura e urbanismo: mitos e métodos. In: O lugar do projeto no ensino e na pesquisa em arqui-tetura e urbanismo. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2007.
VIDIGAL, Emerson José. Um estudo sobre o ensino de projeto de arquitetu-ra em Curitiba. 2004. Dissertação (Mestrado) - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-03052005-165841/. Acesso em: 31 jan. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Joani Paulus Covaleski, Fabiane Vieira Romano, Lucienne Rossi Lopes Limberger, Vanessa De Conto
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.