A presença de disciplinas voltadas ao projeto de espaços livres de lazer urbano nos cursos de Arquitetura e Urbanismo da Região Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi30.451Palavras-chave:
Paisagismo, Espaços livres, Ensino de projetoResumo
Este artigo reflete sobre o ensino de projeto de espaços livres de lazer e recreação urbanos. Com discussões sobre a criação e o entendimento de espaços livres desde as décadas de 1930 e 1940, e com a institucionalização, a partir de 1994, da disciplina de paisagismo e projeto da paisagem nos cursos de Arquitetura e Urbanismo brasileiros, os espaços livres urbanos ganham a importância equivalente a que, até então, era somente atribuída ao espaço edificado. Assim, abre-se espaço para análise da constituição das disciplinas de projeto na grade curricular de cursos de Arquitetura e Urbanismo na Região Sul do Brasil, para entender a presença de projetos de espaços livres de lazer urbano.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Paulo Roberto de. Sobre o ensino do projeto. 2001. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Arqui-tetura, Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura, Porto Alegre, RS, 2001. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/2084. Acesso em: 29 nov. 2018.
BRASIL. LEI 5.194 de Dezembro de 1966. Governo Federal, 1966. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5194.htm. Acesso em: 21 jan. 2021.
COSTA, Lúcio. Considerações sobre arte contemporânea. 1952. Disponível em: http://www.jobim.org/lucio/handle/2010.3/4097. Acesso em: 17 jul. 2020.
CUNHA, Luiz Antônio. Ensino superior e universidade no Brasil. In: 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2000. Disponível em: http://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1176223/mod_resource/content/1/Cunha_Ensino_Superior_e_Universidade_no_Brasil.pdf. Acesso em: 20 jan. 2021.
FEGHALI, Maria Elisa Marangoni. O Ensino de Projeto: Desafios e possibili-dades em arquitetura Paisagística. 2013. Tese (Doutorado) - Universidade Fe-deral do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, Rio de Janeiro, RJ, 2013. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=420110. Acesso em: 18 dez. 2018.
MACEDO, Silvio Soares. O paisagismo moderno brasileiro – além de Burle Marx. Paisagens em debate, São Paulo, n. 01, 2003. Disponível em: http://www.fau.usp.br/depprojeto/gdpa/paisagens/artigos/2003SilvioM-Burle.pdf. Acesso em: 21 dez. 2018.
MACEDO, Silvio Soares. Ensino de projeto de paisagismo (e por que não?), de urbanismo e projeto de arquitetura. In: O lugar do projeto no ensino e na pesquisa em arquitetura e urbanismo. Rio de Janeiro, RJ: Contra Capa, 2007.
MAHFUZ, Edson da Cunha. Reflexões sobre a construção da forma pertinen-te. Arquitextos, São Paulo, n. 1, p. 1–19, 2004. Disponível em: https://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/04.045/606. Acesso em: 18 set. 2018.
MAHFUZ, Edson da Cunha. A pesquisa e suas possíveis relações com o pro-jeto. In: O lugar do projeto no ensino e na pesquisa em arquitetura e urba-nismo. Rio de Janeiro, RJ: Contra Capa, 2007.
MEC, Ministério Da Educação e do Desporto. Portaria Nº 1.770, de 21 de dezembro de 1994. Disponível em: http://www.lex.com.br/doc_351157_PORTARIA_N_1770_DE_21_DE_. Acesso em: 4 mar. 2019.
E-MEC, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Cadastro Nacional de Cursos e Insti-tuições de Educação Superior: e-MEC. 2020. Disponível em: http://emec.mec.gov.br/. Acesso em: 1 jan. 2019.
PIÑÓN, Helio. Representação Gráfica do edifício e construção visual da arqui-tetura. Arquitextos, São Paulo, SP, n. 104.02, 2009. Disponível em: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/09.104/81/pt. Acesso em: 31 jan. 2019.
ROBBA, Fabio; MACEDO, Silvio Soares. Praças brasileiras. São Paulo, SP: EDUSP, 2002.
ROSANELI, Alessandro Filla. Apontamentos sobre o ensino de paisagismo nos cursos de arquitetura e urbanismo da região sul do Brasil. Paisagem e Ambiente, São Paulo, SP, n. 35, p. 199–219, 2015. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/paam/article/view/105480. Acesso em: 4 mar. 2019.
VARGAS, Heliana Comin. Ensino/aprendizagem em arquitetura e urbanismo: mitos e métodos. In: O lugar do projeto no ensino e na pesquisa em arqui-tetura e urbanismo. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2007.
VIDIGAL, Emerson José. Um estudo sobre o ensino de projeto de arquitetu-ra em Curitiba. 2004. Dissertação (Mestrado) - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-03052005-165841/. Acesso em: 31 jan. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Joani Paulus Covaleski, Fabiane Vieira Romano, Lucienne Rossi Lopes Limberger, Vanessa De Conto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.