A modelagem física tridimensional como instrumento de ensino e aprendizagem de projeto arquitetônico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi31.500

Palavras-chave:

Processo de projeto, Ensino de projeto, Maquetes físicas

Resumo

O artigo apresenta uma experiência pedagógica desenvolvida na disciplina de Projeto de Arquitetura I, 2019/2, no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria no campus de Cachoeira do Sul. Busca-se discutir os resultados alcançados no âmbito do processo de projeto, a partir da experimentação de uma metodologia que utiliza a maquete física como instrumento projetual. Essa ferramenta é a base da investigação espacial, compositiva e volumétrica, funcionando como um esboço tridimensional. Os modelos físicos colocam-se como partes fundamentais no processo de cognição, agindo como facilitadores no processo criativo e na análise formal. Sua utilização enriquece o diálogo e reafirma o ateliê como um espaço de debate, troca de informações e experiências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Elisa Souto, Universidade Federal de Santa Maria

Arquiteta e Urbanista com mestrado em Planejamento Urbano e doutorado em Demografia. Professora Titular do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do CNPq.

Vanessa De Conto, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

BATESON, Gregory. Metadiálogos. Lisboa: Gradiva, 1989.

BODEN, Margaret. Dimensões da criatividdade. Porto Alegre: Artmed, 1999, 244p.

FUÃO, Fernando Freitas. Arquitetura e Criatividade. Arquiteturarevista, v. 4, n. 1, jan./ jun. 2008, p. 01-14.

FLORIO, Wilson; TAGLIARI, Ana. Projeto, criatividade e metáfora. Arquiteturarevista, v. 15, n. 2, jul./dez., 2009, p. 92-110.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2019.

GROPIUS, Walter. Bauhaus: Novarquitetura. São Paulo: Perspectiva, 1972.

HITCHCOCK, Henry Russell. The Evolution of Wright, Mies & Le Corbusier. In: STERN, R. A. M.; PLATTUS, A.; DEAMER, P. (eds.). [Re] Reading Perspecta: The first fifty years of the Yale Architectural Journal. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 2004. p. 10-15.

LUBART, Todd. Psicologia da criatividade. Porto Alegre: Artmed, 2007, 192 p.

MAHFUZ, Edson. Reflexões sobre a construção da forma pertinente. Arquitextos, Vitruvius, São Paulo, ano 04, n. 045.02, fev. 2004.

MAHFUZ, Edson. O ateliê de projeto como mini-escola. Arquitextos, Vitruvius, São Paulo, ano 10, n. 115.00, dez. 2009.

MAHFUZ, Edson. O Mito da Criatividade em Arquitetura. ArchDaily Brasil. 2013. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/01-143733/o-mito-da-criatividade-em-arquitetura-slash-edson-mahfuz. Acesso em: 30 jul. 2020.

MARTINEZ, Alfonso Corona. Ensaio sobre o projeto. Brasília: Editora da UnB, 2000.

MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 3. ed. Rio Janeiro: Bertrand Brasil, 2001,128p.

MICHAELIS. Dicionário on-line. Disponível em: < https://michaelis.uol.com.br/>. Acesso em: 05, julho. 2020.

PIÑÓN, Helio. Teoria do Projeto. Porto Alegre: Livraria do Arquiteto, 2006, 227p.

RHEINGANTZ, Paulo Afonso. Projeto de arquitetura: processo analógico ou digital? Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 95-102, jan./ jun. 2016.

ROCHA, Paulo Mendes. Maquetes de papel. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

ROZESTRATEN, Artur Simões. O desenho, a modelagem e o diálogo. Arquitextos, Vitruvius, São Paulo, n. 07.078, nov. 2006. Disponível em: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/07.078/299. Acesso em: 01, julho de 2020.

SIMONTON, Dean Keith. Genius 101. New York: Springer Publishing Company, 2009, 227 p.

SCHÖN, Donald. Generative metaphor: a perspective on problem-setting in social policy. In: ORTONY, A. (ed.). Metaphor and Thought. Cambridge: Cambridge University Press, 1979. p. 254-282.

SCHÖN, Donald. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000, 256p.

SOUTO, Ana Elisa; DE CONTO, Vanessa. O projeto como objeto de investigação: análise das operações, métodos e instrumentos utilizados para projetar e ensinar a projetar em arquitetura. PROJE_ARQ (CNPQ). Pesquisa em desenvolvimento na UFSM/CS. 2019.

Downloads

Publicado

2021-08-09

Como Citar

Souto, A. E., & De Conto, V. (2021). A modelagem física tridimensional como instrumento de ensino e aprendizagem de projeto arquitetônico. arq.Urb, (31), 86–98. https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi31.500

Edição

Seção

Artigos