A proteção da arquitetura rural
um estudo tipológico no município de Icó – CE
DOI:
https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi37.528Palavras-chave:
Patrimônio cultural, Sertão, InventárioResumo
A proteção do patrimônio cultural no Brasil revela tendências de exclusão, quando determinados exemplares arquitetônicos não atendem aos estilos consagrados pela História da Arquitetura nos inventários de proteção. Dentro desse panorama, os exemplares culturais associados à sociedade rural encontram-se com sua existência comprometida pela ação do tempo, negligência da proteção pública, escassez de planejamento urbano e pelos avanços e investidas do capital imobiliário. Icó, município da região Centro-Sul do Estado do Ceará, enquadra-se como um dos maiores detentores de exemplares arquitetônicos históricos, com seu acervo administrado pelo IPHAN, no entanto, desconsidera prédios rurais localizados em sua sede urbana e distrital. Dito isso, a pesquisa busca analisar o quadro atual dessas edificações, dentro da perspectiva da legislação e da proteção ao patrimônio. Para isso, foi realizada uma documentação dessa arquitetura, por meio de uma metodologia apoiada em pesquisa bibliográfica e em campo, coleta de dados dos instrumentos de administração pública local e apreensão do lugar e entorno dos edifícios não inventariados. Como resultado, a pesquisa produziu uma análise de sua localidade e da sua tipologia, como parte do processo para uma proposta de proteção às edificações.
Downloads
Referências
ARRAES, Damião Esdras Araújo. Curral de reses, curral de almas: urbanização do sertão nordestino entre os séculos XVII e XIX. Dissertação de mestrado. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, FAAUSP, São Paulo, 2012.
BRASIL. Decreto Nº 6.843, de 7 de maio de 2009. Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções Gratificadas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 2009. Disponível em<http://portal.iphan.gov.br/uploads/legislacao/Decreto_6844_de_07_de_maio_de_2009.pdf> Acesso em: 18 set. 2018.
CARDOSO, Daniel Ribeiro. Desenho de uma Poiesis. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2011.
CONSELHO DA EUROPA. O apelo de granada. A arquitectura rural no ordenamento do território, 1976. Cadernos de sociomuseologia, nº 15, 1999. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/33>. Acesso em: 18 set. 2018.
DINIZ. Nathália Maria Montenegro. Velhas Fazendas Da Ribeira do Seridó. Dissertação de mestrado. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, FAAUSP, São Paulo. 2008.
DINIZ. Nathália Maria Montenegro. Um Sertão Entre Tantos Outros: fazendas de gado das Ribeiras do Norte. Tese de doutorado. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, FAAUSP, São Paulo, 2013.
DUARTE JUNIOR. Romeu. Arquitetura colonial cearense: meio-ambiente, projeto e memória. Revista CPC, nº 7, nov. 2008/abr. 2009, p. 43-73. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i7p43-73
ICOMOS (International Council on Monuments and Sites). Carta sobre o património construído vernáculo. Cidade do México, 17 a 23 de Outubro de 1999. Disponível em: <http://www.patrimoniocultural.gov.pt/media/uploads/cc/cartasobrepatrimoniovernaculo1999.pdf>. Acesso em: 18 set. 2018.
IPHAN. Estudo para tombamento do conjunto arquitetônico e urbanístico da cidade de Icó – Ceará. Vol 1. 4ª Coordenação Regional do IPHAN (CE/RN), 1997.
JUCÁ, Clovis Ramiro Neto. Primórdios da urbanização no Ceará. Fortaleza: UFC Edições/ Banco do Nordeste do Brasil, 2012.
LOPES, Flávio; CORREA, Miguel Brito. Património arquitectónico e arqueológico: cartas, recomendações e convenções internacionais. Lisboa: Livros Horizonte, 2004.
MAIA, Stephane de Sousa e Silva. Sertão Negro. Monografia de graduação. Quixadá: Centro Universitário Católica de Quixadá 2017.
NASCIMENTO, José. C. Redescobriram o Ceará? Editora: EDUFBA- ANPUR-PPGAU, 2011.
NEVES, Frederico de Castro. A seca na história do Ceará. In: SOUZA, Simone de; GONÇALVES, Adelaide et al (orgs.). Uma nova história do Ceará. Fortaleza: Editora Demócrito Rocha, 2004.
OGAWA, Yuka. A Arquitetura como infraestrutura social de convivência com o semiárido. Monografia de graduação. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
VIEIRA, Washington Luiz Peixoto. Personagens históricos: Bernardo Duarte Brandão. O Barão do Crato. 2008. Disponível em: <https://iconacional.blogspot.com/search?q=Bernardo+Duarte+Brand%C3%A3o > Acesso em: 12 mar. 2019.
WEIMER, Gunter. Arquitetura Popular Brasileira. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cláudia Sales de Alcântara

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.