Espaços Escolares Inclusivos

marcos legais, bases conceituais e desafios projetuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi37.590

Palavras-chave:

Autismo, Educação inclusiva, Arquitetura escolar

Resumo

A legislação educacional brasileira, na atualidade, determina o atendimento das pessoas com deficiência, incluindo autistas, em classes comuns do ensino regular, oportunizando aos arquitetos refletirem sobre as necessidades espaciais desses usuários, as quais, ao incorporarem estratégias pedagógicas inclusivas, apresentam novas demandas ao processo de projeto. Desta forma, este artigo tem o objetivo de trazer contribuições sobre a importância do espaço físico em edifícios escolares no processo de ensino-aprendizagem de estudantes autistas, por meio da apresentação de resultados de pesquisa sobre o tema. Para tanto, é apresentada uma revisão bibliográfica e documental de marcos legais da educação especial e da educação inclusiva, com foco nas pessoas com deficiência, sobretudo autistas, seguida por uma problematização de bases conceituais que fundamentam essa temática, assim como do processo de elaboração de programas de necessidades arquitetônicos, alinhando-o ao compromisso com a cidadania e a dimensão ético-política. Espera-se com essa pesquisa contribuir para ações comprometidas com nossas responsabilidades como cidadãos e mais especificamente para a construção de parâmetros projetuais que favoreçam o ingresso e a permanência com qualidade de pessoas autistas no ensino regular.

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Biografia do Autor

Eliana Souza Bezerra, Universidade São Judas Tadeu

Mestra em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade São Judas Tadeu (2022).

Renata Ferraz de Toledo, Universidade São Judas Tadeu

Graduada em Ciências Biológicas (Modalidade Licenciatura) pela UNESP, campus de Botucatu-SP (1997); Especialista em Educação Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública USP (1999); Mestre (2002) e Doutora (2006) em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Possui Pós-doutorado pela Faculdade de Educação da USP (2013). Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo, do Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Física, e de Cursos de Graduação em Ciências Biológicas e na área da Saúde da Universidade São Judas Tadeu.

Leticia Moreira Sigolo, Universidade São Judas Tadeu

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2006), e doutora pela mesma instituição (2014), na área de concentração Habitat. Pesquisadora, desde 2003, do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos (LabHab) da FAUUSP. Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo e do curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu.

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Publicado

2023-08-11

Como Citar

Bezerra, E. S., Toledo, R. F. de, & Sigolo, L. M. (2023). Espaços Escolares Inclusivos: marcos legais, bases conceituais e desafios projetuais. arq.Urb, (37), 112–126. https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi37.590

Edição

Seção

Artigos