Método da circulação
Uma metodologia de processo de projeto arquitetônico e sua adoção no ensino da graduação na disciplina Ateliê Vertical
DOI:
https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi37.666Palavras-chave:
Ensino de projeto arquitetônico, Experiência didática, Circulação em arquiteturaResumo
A partir de um problema identificado em sala de aula envolvendo a dificuldade dos estudantes em compreender e definir o item circulação no processo de concepção de projeto arquitetônico, uma pesquisa foi desenvolvida no objetivo de levar respostas claras e sistemáticas aos estudantes dentro do ateliê de projeto. Por anos como docente da disciplina de Projeto Arquitetônico em cursos de Arquitetura e Engenharia Civil observou-se que a problemática envolve o entendimento do programa de necessidades e do item circulação visto como uma porcentagem e sem definição clara no projeto. O sistema de circulação e seus elementos são fundamentais no processo de projeto e na definição do partido arquitetônico. A pesquisa gerou resultados teóricos e práticos, envolvendo uma metodologia de projeto arquitetônico a ser adotada no ensino de projeto na graduação, tendo como a definição do sistema de circulação no projeto como o estruturador do partido arquitetônico. Neste texto apresentamos uma visão geral da pesquisa e de seus resultados práticos, numa experiência didática em sala de aula na disciplina ‘Ateliê Vertical’, com aplicação e validação da metodologia desenvolvida, que denominamos de ‘método da circulação’ no processo de projeto arquitetônico.
Downloads
Referências
AKIN, Ömer. Psychology of Architectural design. London, Pion Limited, 1986.
BAKER, Geoffrey H. Análisis de la forma. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1991.
BISELLI, Mario. Teoria e prática do partido arquitetônico. Portal Vitruvius Arquitextos 134.00. Ano 12. Julho 2011. Disponível em: https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/12.134/3974 Acesso em: 14 jun. 2023.
CHING, Francis D.K. Architecture: Form, Space & Order. 4Th ed. New Jersey: John Willey & sons Inc., 2015.
COCCATO, Cecilia; MELNECHUK, Paula V.; COCCATO, Juan C. El Taller Vertical en Arquitectura. Comunicaciones Científicas y Tecnológicas Anuales, EDIFAU Facultad de Arquitectura y Urbanismo Universidad Nacional del Nordeste, 2011
CORBUSIER, Le. Mensagem aos estudantes de arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
FLORIO, Wilson. Análise do processo de projeto sob a teoria cognitiva: sete dificuldades no atelier. Arquiteturarevista. Vol. 7, n. 2, p. 161-171, jul/dez 2011, doi: 10.4013/arq.2011.72.06 Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/arquitetura/article/view/arq.2011.72.06. Acesso em: 14 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.4013/arq.2011.72.06
GRAEFF, Edgar Albuquerque. Edifício. São Paulo: Cadernos Brasileiros de Arquitetura/Projeto Editores Associados, 1976.
HOLL, Steven; Parallax. New York: Princeton Architectural Press, 2000.
JOHNSON, Philip. Whence & Whither: The Processional Element in Architecture. Perspecta, v. 9/10, p.184-186, 1965. DOI: https://doi.org/10.2307/1566915
KAHN, Louis. Forma e Design. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
KOOLHAAS, Rem. Elements of architecture. 14 International Architecture Exhibition, la Biennale di Venezia, 2014.
KOOLHAAS, Rem. Nova York delirante: um manifesto retroativo para Manhattan. São Paulo: Cosac & Naify, 2008.
KOOLHAAS, Rem. S,M,X,XL. New York: The Monacelli Press, 1995.
KREITLER, Shulamith; CASAKIN, Hernan. Motivation for Creativity in Design Students. Creativity Research Journal, 21(2–3), 282–293, 2009. DOI: 10.1080/10400410902861471. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10400410902861471. Acesso em: 14 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/10400410902861471
LAWSON, Bryan. How designers think. London: The Architectural Press, 1980.
LEMOS, Carlos. O que é arquitetura. São Paulo: Brasiliense, 1980.
MAHFUZ, Edson da C. Ensaio sobre a razão compositiva. Viçosa: UFV, Impre. Univ.; Belo Horizonte: AP Cultural, 1995.
MAIDANA, Nidia B.; BORTOLOTTO, Leonardo; BERTERO, Claudia G.. Representación, lenguajes gráficos y proyectación: lo que se juega en la enseñanza del diseño. USJT revista arq.urb, número 10, segundo semestre de 2013.
MARTINEZ, Alfonso Corona. Ensayo sobre el proyecto. Buenos Aires: Kliczkowski Publisher, 1998.
MASETTO, Marcos T. Aulas Vivas. São Paulo: MG Editores Associados, 1992.
MELLO, Bruno Cesar Euphrasio. O ensino de Arquitetura é uma árvore: deveria ser? USJT revista arq.urb, número 30, jan-abr de 2021. DOI: https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi30.459
MONTENEGRO, Gildo. A invenção do projeto. São Paulo: Ed. Blucher, 1987.
OLIVAREZ, Pedro Martinez. Los Talleres Vertical y Horizontal en la enseñanza-aprendizaje como una filosofía en la arquitectura. RUA 22. JULIO-DICIEMBRE, 2019.
OXMAN, Rivka. 1994. Precedents in Design: A Computational Model for the Organization of Precedent Knowledge. Design Studies, 15(2):141-157. https://doi.org/10.1016/0142-694X(94)90021-3. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0142694X94900213. Acesso em: 14 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/0142-694X(94)90021-3
PEREIRA, Ana Karla Olimpio. Uma análise gráfica sobre a obra residencial de Joaquim Guedes. Dissertação de Mestrado: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo. São Carlos: Instituto de Arquitetura e Urbanismo Universidade de São Paulo IAUUSP, 2018.
SBARRA, Alberto; MORANO, Horacio; CUETO RÚA, Verónica; MORONI, Leandro. Taller Vertical de Arquitectura Nº 1. I AÑO / CURSO, Facultad de Arquitectura y Urbanismo, Universidad Nacional de La Plata, 2017.
SCHÖN, Donald. 2000. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre, Artes Médicas Sul, 256 p.
SENNET, Richard. O Artíficie. Rio de Janeiro: Record, 2009.
TSCHUMI, Bernard. Notations. Diagrams & Sequences. London: Artifice Books, 2014.
UNWIN, Simon A. Analysing Architecture. London / New York: Routledge, 1997.
VÁZQUEZ RAMOS, Fernando G. Educação Gráfica em Arquitetura. Revista Educação Gráfica. Edição 25 Anos. Julho de 2021. Pp. 17 – 28. https://www.educacaografica.inf.br/artigos/educacao-grafica-em-arquitetura-graphic-eduction-in-architecture. Acesso em: 10 jul. 2023.
ZEVI, Bruno. A Linguagem Moderna da Arquitetura. Lisboa: Publicações Dom Quixote. 1984.
Textos da autora citados:
Tagliari, Ana; Florio, Wilson. El diseño de rampa en la arquitectura de Vilanova Artigas. The design of the ramp in Vilanova Artigas architecture. Revista De Arquitectura (Bogotá), jun 2023. DOI: https://doi.org/10.14718/RevArq.2023.25.4562
Tagliari, Ana; Florio, Wilson. O Sistema de Circulação como Estratégia Projetual. Análise do Projeto Espaço Natura de Roberto Loeb. ARQ.URB, p. 146-166, 2019. DOI: https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi24.63
Tagliari, Ana; Florio, Wilson. Métodos de análise gráfica. Estudo da circulação, percurso e movimento no projeto de arquitetura. Revista Educação Gráfica, v.23, n2, 2019, p.351-370
Tagliari, Ana. Modelos conceituais de percurso e circulação no projeto de arquitetura. Revista 5% Arquitetura + Arte, São Paulo, ano 13, volume 1, número 16, 2018.
Tagliari, Ana; Florio, Wilson. Arquitetura do movimento. Circulação em desenhos. In: XIV International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design, 2022, Seropédica. GRAPHICA 2022. Tudo é Desenho.XIV International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design. Rio de Janeiro: UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2022.
Tagliari, Ana; Florio, Wilson. The Geometry of the Ramps in Frank Lloyd Wright’s Organic Architecture. In: International Conference on Geometry and Graphics, 2018, Milão. Proceedings of the 18th International Conference on Geometry and Graphics, Advances in Intelligent Systems and Computing 809. London: Springer Internacional Publishing. London: Springer Internacional Publishing, 2018. v. 809. p. 1084-1095. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-95588-9_93
Tagliari, Ana. Espaço, Percurso, Tempo e Movimento. Análise de Projetos como foco no sistema de circulação como sistema estruturador do partido. O desenho da rampa na arquitetura moderna. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq - Auxílio financeiro. Processo: 406884/2018-8. Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018.
Tagliari, Ana. Circulação no Projeto de Arquitetura. Campinas, Tese de Livre Docência. FECFAU Unicamp, Maio, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Maria Tagliari Florio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.