Ferrovia e habitação

a linha tronco-norte gaúcha e o complexo ferroviário de Passo Fundo

Autores

  • Pedro Henrique Carretta Diniz Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai
  • Pricila Spagnollo Atitus Educação
  • Caliane Christie Oliveira de Almeida Atitus Educação https://orcid.org/0000-0002-8477-389X

DOI:

https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi40.700

Palavras-chave:

Ferrovia, Vila Ferroviária, Passo Fundo

Resumo

Analisou-se o complexo ferroviário de Passo Fundo/RS, implantado a partir dos anos 1890 em resposta à necessidade de ligação do centro do estado – Santa Maria – com o estado de Santa Catarina e, consequentemente, o restante do Brasil. Discutiu-se, em especial, a pequena vila de ferroviários edificada nos arredores da Estação Férrea, observando sua implantação e características arquitetônicas. Esta pesquisa é baseada em dados primários coletados dos acervos públicos locais, a citar o Arquivo Histórico Regional de Passo Fundo. O artigo tem sua importância sustentada pelo ineditismo, centrando-se na análise tipológica das unidades habitacionais, bem como no registro daquelas que ainda compõem a paisagem urbana. A construção da ferrovia transformou Passo Fundo de um ponto de passagem de tropas em um município próspero e com grande relevância econômica no estado do Rio Grande do Sul, sobretudo após os anos de 1920, diante da modernização do complexo ferroviário. Foi nesse contexto que as treze casas dos antigos funcionários da viação férrea foram construídas, um número que pode ser considerado pequeno em comparação a outras vilas de ferroviários do estado. Por outro lado, no contexto regional, essas moradias representaram grande inovação, principalmente em relação ao padrão construtivo e aos materiais utilizados.

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Biografia do Autor

Pedro Henrique Carretta Diniz, Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai

Docente e coordenador da Área de Engenharias e de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário IDEAU. Doutorando em Engenharia, com ênfase em Infraestrutura e Meio Ambiente, pelo Instituto de Tecnologia da Universidade de Passo Fundo (ITec/UPF), com bolsa CAPES. Arquiteto e Urbanista pela Escola Politécnica da ATITUS Educação, onde também concluiu o mestrado em Arquitetura e Urbanismo na linha de pesquisa em Projeto, igualmente como bolsista CAPES. Especialista em Docência no Ensino Superior, Gestão de Projetos (MBA) e Gestão Pública (MBA).

Pricila Spagnollo, Atitus Educação

Arquiteta e Urbanista, pela Faculdade Meridional IMED/Atitus Educação (2019), onde também concluiu o Mestrado em Arquitetura e Urbanismo como bolsista PROSUP/CAPES (2022). Possui Especialização em Engenharia de Tráfego (2023) e em Mobilidade Urbana (2024) pela Anhanguera Educacional.

Caliane Christie Oliveira de Almeida, Atitus Educação

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN-2004), mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo (EESC-USP, 2007), doutora em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP, 2012), com pós-doutoramento em Arquitetura e Urbanismo pelo IAU-USP (2015).

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Publicado

2025-04-23

Como Citar

Diniz, P. H. C., Spagnollo, P. ., & de Almeida, C. C. O. . (2025). Ferrovia e habitação: a linha tronco-norte gaúcha e o complexo ferroviário de Passo Fundo. arq.Urb, (40), 1–10. https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi40.700

Edição

Seção

Artigos