Ferrovia e habitação
a linha tronco-norte gaúcha e o complexo ferroviário de Passo Fundo
DOI:
https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi40.700Palavras-chave:
Ferrovia, Vila Ferroviária, Passo FundoResumo
Analisou-se o complexo ferroviário de Passo Fundo/RS, implantado a partir dos anos 1890 em resposta à necessidade de ligação do centro do estado – Santa Maria – com o estado de Santa Catarina e, consequentemente, o restante do Brasil. Discutiu-se, em especial, a pequena vila de ferroviários edificada nos arredores da Estação Férrea, observando sua implantação e características arquitetônicas. Esta pesquisa é baseada em dados primários coletados dos acervos públicos locais, a citar o Arquivo Histórico Regional de Passo Fundo. O artigo tem sua importância sustentada pelo ineditismo, centrando-se na análise tipológica das unidades habitacionais, bem como no registro daquelas que ainda compõem a paisagem urbana. A construção da ferrovia transformou Passo Fundo de um ponto de passagem de tropas em um município próspero e com grande relevância econômica no estado do Rio Grande do Sul, sobretudo após os anos de 1920, diante da modernização do complexo ferroviário. Foi nesse contexto que as treze casas dos antigos funcionários da viação férrea foram construídas, um número que pode ser considerado pequeno em comparação a outras vilas de ferroviários do estado. Por outro lado, no contexto regional, essas moradias representaram grande inovação, principalmente em relação ao padrão construtivo e aos materiais utilizados.
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