O Instituto Arco-íris e uma crítica ao Projeto Urbano em Florianópolis
Palavras-chave:
Florianópolis, Planejamento Estratégico, Vulnerabilidade Social, Requalificação UrbanaResumo
O papel desempenhado pelo Instituto de Direitos Humanos Arco-íris no centro da cidade de Florianópolis ressalta as características da chamada área leste: uma parte histórica do centro conhecida pelos aspectos culturais, pela boemia, e marcada pela presença de uma população em situação de vulnerabilidade social que busca atendimento nas diversas entidades de assistência presentes no entorno. Esse contexto urbano se encontra hoje no foco do debate pela requalificação da área central da cidade. Com propostas advindas da relação entre organizações privadas e poder público, que apresentam alternativas baseadas nos princípios do planejamento urbano estratégico e tendências para a elitização e a higienização social. Diante disso, reflete-se na construção de outra base para o projeto urbano em Florianópolis que leve em consideração a importância das políticas de assistência social, o papel central desempenhado
pela habitação e o direito a permanência dos grupos sociais e culturais que atualmente povoam o centro da cidade.
Downloads
Referências
BBC Brasil. Florianópolis é cidade mais favorável ao empreendedorismo. 2014. Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/11/141124_empreendedorismo_lgb_lk. Acesso em 15 dezembro 2016.
CABRAL, Oswaldo Rodrigues - Nossa Senhora do Desterro. Volume 1: Notícia. Volume 2: Memória. Florianópolis: Lunardelli, 1979.
CHALAS, Yves. O Urbanismo: pensamento fraco e pensamento prático. In: PEREIRA, Elson Manoel (org). Planejamento urbano no Brasil: conceitos, diálogos e práticas. Chapecó: Argos, 2008.
CUNHA, Sonia Regina Soares da. A economia criativa e a cultura popular: fetichismo da propriedade intelectual em tempos de capitalismo cultural. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 35, 2013, Manaus.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 2012.
HARVEY, David. Condição pós-moderna. 6 ed. São Paulo: Loyola, 1992.
LEFEBVRE, Henry. O direito à cidade. São Paulo: Moraes, 1991.
SAPIENS. Projeto Centro Sapiens. Disponível em: <http://centrosapiens.com.br/>. Acesso em: 10 setembro 2016.
SILVA, E. R. O planejamento estratégico sem plano: uma análise do empreendedorismo urbano no Brasil. Revista de Geografia e Ordenamento do Território, n.º 2 (Dezembro). Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território. 2012.
VEIGA. Eliane Veras da. Florianópolis: memória urbana. 3 ed. Florianópolis: Fundação Franklin Cascaes, 2010.
VILLAÇA, Flavio. Espaço intra-urbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.