A produção de condomínios-clube na cidade de São Paulo no século XXI – O caso da Vila Andrade
Palavras-chave:
Mercado Imobiliário, Condomínio-Clube, Espaço Público, São Paulo, Viloa AndradeResumo
O objetivo deste trabalho é analisar a produção de condomínios-clube, visando entender a relação do modelo com o espaço público na Vila Andrade, distrito da cidade de São Paulo. A partir dos levantamentos realizados e do mapeamento dos empreendimentos construídos no distrito ao longo da década de 2000, analisa-se a relação do modelo com três aspectos: 1) a segregação espacial; 2) o aumento da violência no espaço público; 3) os espaços livres públicos de lazer. Utilizou-se como base para análise, as condições defendidas por Jane Jacobs para garantir a diversidade de pessoas e o uso dos espaços públicos nos distritos. Deflagrou-se com isto, que o Condomínio-Clube entendido como uma tipologia urbana, no sentido de que suas configurações espaciais no contexto local têm induzido novas dinâmicas territoriais guiadas pela segregação espacial e pela exclusão social, tem colaborado para a redução da oferta de espaços abertos pelo município. Primeiramente analisaram-se as novas dinâmicas espaciais ocorridas na Vila Andrade e se fez uma caracterização do distrito; posteriormente analisou-se a relação do Condomínio Villaggio Panamby com o espaço público.
Downloads
Referências
ALAS, Paulo. O Fenômeno dos Supercondomínios: Verticalização na Metrópole Paulista no início do século XXI. Dissertação (Mestrado em Paisagem e Ambiente) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo. São Paulo, 2013.
CALDEIRA, Tereza P. Do Rio. Cidade de Muros: Crime, segregação e cidadania em São Paulo. São Paulo: Edusp, 2000.
FIX, Mariana de Azevedo Barreto. Financeirização e Transformações Recentes no Circuito Imobiliário no Brasil. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Econômico) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia. Campinas. São Paulo, 2011.
HADDAD, Emílio; MEYER, João F.P. The financial crisis and Brazil’s expanding market. In: Bardnhan, A.; Edelstein, R.; Kroll, C. (eds). Global Housing Markets -Crises, Policies and Institutions. New Jersey: John Wiley & Sons, 2012. p.491-510. (Robert W. Kold series in finance).
FREITAS, Eleusina Lavôr Holanda de. Loteamentos Fechados. Tese (Doutorado em Habitat) Universidade de São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. São Paulo, 2008.
GONÇALVES, F. M. O Desenho da Paisagem: a relação entre os padrões de urbanização e o suporte físico. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) Universidade de São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. São Paulo, 1998.
JACOBS, J. Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
LEITE, Maria Angela F. Pereira. A natureza e a cidade: Rediscutindo suas relações. In: Natureza e sociedade de hoje: Uma leitura geográfica. São Paulo: Hucitec, 1993.
LEITE, Maria Angela Faggin Pereira. Um sistema de espaços livres para São Paulo. Estud. av., São Paulo, v. 25, n. 71, p. 159-174, abr. 2011 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010340142 011000100011&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 23 July 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-4014201100010001
MARICATO, Ermínia. Morte e vida do urbanismo moderno. Resenha do livro: Jane Jacobs “Morte e vida de grandes cidades. Jornal de Resenhas, Folha de São Paulo. São Paulo, 2001. Disponível em: http://labhab.fau.usp.br/biblioteca/index.html
MEYER, João. Transformações das Incorporações residenciais verticais na RMSP na década de 2000. (Mimeo). Actas do PNUM 2013. Coimbra, Portugal, 2013.
RUFINO, Maria Beatriz Cruz. Incorporação da metrópole: centralização do capital no imobiliário e nova produção do espaço em Fortaleza. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo. Área de concentração: Habitat) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – Universidade de São Paulo. São Paulo, 2012
SÍGOLO, Leticia Moreira. O boom mobiliário na metrópole paulistana: O avanço do mercado formal sobre a periferia e a nova cartografia da segregação socioespacial. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo. Área de concentração: Habitat) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – Universidade de São Paulo. São Paulo: 2014
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.