A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e as Paisagens Industriais do Oeste do Estado de São Paulo. As cidades “Bocas de Sertão” como símbolos do Patrimônio da Mobilidade no Brasil.
Palavras-chave:
Patrimônio da mobilidade, Ferrovias, Território urbano, Mobilidade, Cidades Bocas de SertãoResumo
Território desconhecido, a porção Oeste do Estado de São Paulo, vê sua expansão no decorrer do século XX como parte das estratégias em torno de conexões territoriais nacionais e internacionais, promovidas entre as regiões “desconhecidas e selvagens” e as demais porções territoriais do país pelo sistema ferroviário de transportes, aliado a consequente dispersão de atividades industriais ao vetor oeste. Um cenário que enfrenta mais uma vez transformações nos anos 60, onde o modelo rodoviário de transportes altera parte do cenário econômico e espacial criado inicialmente pelo sistema ferroviário de transportes. Características de possível identificação a partir da leitura das cidades “Bocas de Sertão” como forma de narração dos vestígios urbanos e industriais revelados nesta transição como narrativa do patrimônio da mobilidade na região, um verdadeiro museu ao ar livre.
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Copyright (c) 2016 João Batista Vilanova Artigas, Myrna de Arruda Nascimento
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