A Geoinformação e as Geotecnologias na Formação do Arquiteto e Urbanista
Uma análise crítica
DOI:
https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi34.523Palavras-chave:
Inteligência espacial, Pensamento Crítico, Grade curricularResumo
A complexidade da profissão do arquiteto e urbanista é diversa, portanto, sua graduação precisa ser multidisciplinar. Não é possível desvincular as competências do profissional da área da geoinformação, pois é fundamental compreender de forma rápida e simplificada os padrões espaciais do espaço. Portanto, esse trabalho busca fazer uma análise crítica do processo de formação do arquiteto e urbanista frente ao conhecimento geoinformacional e suas tecnologias, diante das complexidades atuais da área. Utilizando métodos quantitativos para a análises das grades curriculares e qualitativos para o entendimento da geoinformação e suas tecnologias nos trabalhos de conclusão de curso, foi possível entender como se encontra o panorama da área na formação do arquiteto e urbanista no Brasil. Foi possível identificar a baixa obrigatoriedade das disciplinas da área que se refletem na fragilidade das análises espaciais, quando feitas, na fase de pré-projeto. Assim, o trabalho sinaliza para a importância de uma revisão do arcabouço geoinformacional e geotecnológico para os currículos dos arquitetos e urbanistas que melhor contribuem e facilitam na leitura diagnóstica e nas etapas de projeto.
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