Abordagem Qualitativa e Projetos de Restauro do Patrimônio Edificado

Autores

  • Luciana Bracarense Coimbra Veloso
  • Henor Artur de Souza Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Avaliação de segurança, Restauro estrutural, Abordagem qualitativa, Patrimônio Arquitetônico

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a contribuição da pesquisa qualitativa para projetos de restauro de edificações com reconhecido valor histórico e cultural. A pesquisa da qual emergiu esta preocupação vinculou-se à área da preservação do patrimônio histórico. Teve- se por objeto de estudo a Rotunda do Complexo Ferroviário de Ribeirão Vermelho, Minas Gerais, Brasil, cujo valor de memória conferiu um caráter interdisciplinar à investigação, por meio do diálogo entre a área de Engenharia e a de Arquitetura. Neste artigo busca-se ter clareza acerca da avaliação de estabilidade e segurança da estrutura existente na sua relação com critérios de conservação e de preservação arquitetônica, com destaque para a questão ética do restauro. Discute-se a pertinência de estudos qualitativos para diagnosticar as condições da edificação e, assim, estabelecer diretrizes para intervenção na estrutura do edifício com vistas à sua reabilitação. Na discussão dos resultados, considerou-se a contribuição das análises qualitativas, dado o entendimento da edificação como documento histórico, que, em diálogo com os resultados dos estudos quantitativos, permitiram elaborar as diretrizes de intervenção para um possível projeto de restauro da Rotunda. Concluiu-se o estudo com a defesa de abordagens investigativas que integrem análises qualitativas e quantitativas em oposição à excludência sistemática da análise qualitativa, ainda que em estudos, como o desenvolvido, centrados na avaliação da estabilidade e segurança estrutural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Bracarense Coimbra Veloso

Doutorado em Engenharia Civil, UFOP. Mestrado em Ciências da Arquitetura, UFRJ. Foi Professora do Curso de Restauração de Imóveis do IFMG, Ouro Preto; Cursos de Arquitetura e de Turismo, UNIUBE. Foi Chefe do Setor de Patrimônio Histórico em Uberaba, até 2008. É professora de História da Arte, Estética e Técnicas Retrospectivas e coordenadora do Curso de Arquitetura do UNIS.

Henor Artur de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Engenharia Mecânica, UFSC (1981), mestrado em Engenharia Mecânica, UFSC (1985) e doutorado em Engenharia Mecânica, UFSC (1993). É Professor Titular da UFOP. Experiência em Engenharia
Mecânica, com ênfase em Fenômenos de Transporte, atuando principalmente em: pesquisa básica e aplicada
em fenômenos de transporte, conforto ambiental, ventilação e análise térmica de edificações, e APO em edificações em aço.

Referências

BRANDI, Cesare. Teoria da Restauração. Cotia-SP: Ateliê Editorial, 2004.

CÓIAS, Vitor. Reabilitação estrutural de edifícios antigos. 2. ed. Lisboa: Argumentum; Gecorpa, 2007.

GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.35, n.2, p.57-63 Mar./Abr. 1995.

JICK, Todd D. Mixing qualitative and quantitative methods: triangulation in action. Administrative Science Quarterly, New York, v. 24, no. 4, p. 602-611, dec. 1979.

KÜHL, Beatriz Mugayar. Arquitetura do ferro e arquitetura ferroviária em São Paulo: reflexões sobre a sua preservação. São Paulo: Ateliê Editorial, 1998.

KÜHL, Beatriz Mugayar. História e Ética na Conservação e na Restauração de Monumentos Históricos. Revista CPC, São Paulo, v.1, n.1, p. 16-40, nov. 2005/ abr. 2006.

LLOYD, Ana Luísa Lima. O Uso do Aço nas Intervenções em Edificações Históricas: interfaces da arquitetura e da estrutura. 2006, 230 f. Dissertação (Mestrado em em Engenharia Civil) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2006.

MORSE, Janice. Approaches to qualitative quantitative methodological triangulation. Nursing Research, Minneapolis, v.40, n.2, p. 120-123, mar./apr.1991.

NEVES, José Luís. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v.1, n. 3, ago.1996.

OLIVEIRA, Mário Mendonça de. A documentação como ferramenta de preservação da memória. Brasília, DF: IPHAN/Programa Monumenta (Cadernos Técnicos; 7), 2008.

POPE, Catherine; MAYS, Nick. Reaching the parts other methods cannot reach: an introduction to qualitative methods in health and health service research. British Medical Journal, London, n.311, p.42-45, jul.1995.

VELOSO, Luciana Bracarense Coimbra. Uma abordagem conceitual e numérica para a reabilitação arquitetônica e estrutural da Rotunda do Complexo Ferroviário do Município de Ribeirão Vermelho – MG. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto - MG, 2015.

Downloads

Publicado

2018-05-01

Como Citar

Coimbra Veloso, L. B. ., & Artur de Souza, H. . (2018). Abordagem Qualitativa e Projetos de Restauro do Patrimônio Edificado. arq.Urb, (22), 66–79. Recuperado de https://revistaarqurb.com.br/arqurb/article/view/60

Edição

Seção

Artigos