O Ambiente de Estágio em Revista: registro das vivências e experiências dos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo em seus ambientes de Estágios através da Revista “O Ambiente de Estágio”
Palavras-chave:
Estagio Supervisionado, Metodologia ativa., Revista digitalResumo
A prática de estágio supervisionado permite ao estudante exercitar habilidades e conhecimentos adquiridos durante o curso de graduação, proporcionando
a aquisição de experiência profissional vinculada à teoria e prática. Neste contexto, este artigo aborda a experiência metodológica da disciplina de Estágio Supervisionado, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Vila Velha (UVV)/ES/Brasil, que visa maior participação ativa, integrada e colaborativa dos alunos através do projeto “O Ambiente de Estágio em Revista”, onde as vivências e experiências dos alunos nos seus ambientes de estágios são registradas no formato de uma revista digital. “O Ambiente de Estágio” é uma revista elaborada pelos alunos, com o objetivo de apresentar a estrutura física e funcional dos seus locais de estágios, as contribuições para a vida profissional, assim como das disciplinas do curso, dos professores e da Universidade. Com
três edições semestrais já publicadas em uma plataforma digital, a revista é resultado de uma metodologia ativa, integrada, coletiva e colaborativa, que pode ser adaptada a outros cursos de graduação.
Downloads
Referências
BARRETO, Mônica Martins; SALGADO, MônicaSantos. O ensino de arquitetura e a metodologiaprática na produção do conhecimento naFAU/UFRJ. 2001. Disponível em: < http://www.infohab.org.br/encac/files/2001/a0904.pdf>.Acesso em: 16 jun 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. DiretrizesCurriculares Nacionais para os Cursosde Graduação em Arquitetura e Urbanismo,alterando dispositivos da ResoluçãoCNE/CES nº 6/2006. Resolução Nº 2, de 17DE junho de 2010. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=5651--rces002-10&category_slug=junho-2010-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 04 maio 2017.
BRASIL. Lei do Estágio: LEI Nº 11.788 de 25de setembro de 2008. Disponível em: <http://www.cvm.gov.br/export/sites/cvm/menu/acesso_informacao/servidores/estagios/3-LEGISLACAO-DE-ESTAGIO.pdf>. Acesso em: 17jun 2018.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação(LDB) – Finalidades da Educação Superior.2005. Disponível em:<https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf>.Acesso em: 17 jun. 2018.
CONABEA. Ata Conjunta do XVI CONABEA EXXX ENSEA, 2011. Disponível em;< http://www.abea.org.br/?p=81>. Acesso em: 16 jun. 2018.
FABRÍCIO, Márcio Minto; MELHADO, Sílvio Burrattino.O projeto na arquitetura e engenhariacivil e a atuação em equipes multidisciplinares.Revista Tópos, São Paulo, v. 1, n. 2, 2007, p11-28. Disponível em: <http://revista.fct.unesp.br/index.php/topos/article/view/2195/2008>. Acessoem: 17 jun. 2018.
FENEA. Campanha de Estágios: panoramados estágios em arquitetura e urbanismo, 2014. Disponível em: http://www.fenea.org/estagios.Acesso em: 17 jun. 2018.
FINE, Steven. Art, History and the Historiographyof Judaism in Roman Antiquity. Boston:BRILL, 2014.
LEITE, Maria Amelia Devitte Ferreira D`Azevedo.A aprendizagem tecnológica do arquiteto. Tesede Doutorado. Faculdade de Arquitetura, Universidadede São Paulo, São Paulo, 2005, 384p.Disponível em: <file:///C:/Users/prisc/Downloads/TESE_MARIA_AMELIA_LEITE.pdf> . Acessoem: 15 jun. 2018.
MONTEIRO, Ana Maria Reis Goes. A construçãode um novo olhar sobre o ensino de arquiteturae urbanismo no Brasil: os 40 anosda Associação Brasileira de Ensino de Arquiteturae Urbanismo. Brasília: ABEA, 2013. 168 p.: il. Disponível em: <http://www.caubr.gov.br/wp-content/uploads/2017/02/A--Constru%C3%A7%C3%A3o-de-Um-Novo--Olhar-Sobre-o-Ensino-de-Arquitetura-e-Urbanismo-no-Brasil.pdf>. Acesso em: 10 jun.2018.
PISANI, Maria Augusta JustI; CALDANA, Valter;CORRÊA, Paulo Roberto; VILLÁ, Joan; AMODEO,Vagner. O ensino do projeto de arquiteturae urbanismo: um canteiro experimental. In: Projetar2009, São Paulo. Disponível em: < http://projedata.grupoprojetar.ufrn.br/dspace/bitstream/123456789/1484/1/%23300.pdf>. Acesso em: 17 jun. 2018.
RIBEIRO. Laboratório de Projetos + Estágios Supervisionados:abordagem crítica sobre a implantação deLaboratórios de Projetos e Estágios Supervisionadosnas escolas de Arquitetura e o papel didático-pedagógico desses instrumentos no âmbito do ensino deArquitetura. In: Projetar 2003, Rio Grande do Norte/Brasil. Disponível em< http://projedata.grupoprojetar.ufrn.br/dspace/bitstream/123456789/1138/1/MR26.pdf>. Acesso em 16 jun. 2018.
VÁSQUEZ, A.S. Filosofia Praxis. São Rio de Janeiro:Editora Paz e Terra, 1990. 454p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.