A curadoria de exposições de arquitetura

Autores

  • Marcelo Carvalho Ferraz

Palavras-chave:

Exposições, Montagens, Museografia

Resumo

O artigo apresenta de forma conceitual e poética as questões mais sensíveis que podem ser determinantes para enfrentar o desafio da concepção e execução de uma exposição em geral, e de uma de arquitetura em particular. A questão política se apresenta como o tema principal, mas não por isso deixam-se de lado os outros aspectos significativos, como o tema, o significado do que se expõe e como se expõe. As questões plásticas e também técnicas que são imprescindíveis para que uma exposição chegue a tocar o público ao qual está destinada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Carvalho Ferraz

Formado pela FAU-USP em 1978, foi colaborador de Lina Bo Bardi de 1977 a 1992. É fundador do escritório Brasil Arquitetura (1979), com projetos premiados no Brasil e no exterior, dentre eles o Bairro Amarelo, em Berlim, o Museu Rodin Bahia, em Salvador, o Museu do Pão, em Ilópolis, a Villa Isabella, em Helsinque, e a Praça das Artes, São Paulo – Prêmio APCA 2013 e Icon Awards como Edifício do Ano 2013. É também fundador da Marcenaria Baraúna (1986), onde projeta e produz móveis de madeira. Autor dos livros Arquitetura Rural na Serra da Mantiqueira (São Paulo: Empresa das Artes, 1992), e Arquitetura Conversável (São Paulo: Azougue Editorial, 2011).

Downloads

Publicado

2017-09-01

Como Citar

Ferraz, M. C. . (2017). A curadoria de exposições de arquitetura. arq.Urb, (20). Recuperado de https://revistaarqurb.com.br/arqurb/article/view/135

Edição

Seção

Artigos