Para interpretar a arquitetura: curadoria como prática formativa

Autores

  • Renato Anelli Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

Exposições de arquitetura, Lina Bo Bardi, Casa de Vidro

Resumo

Pouco comuns no Brasil, as exposições de arquitetura oferecem oportunidades de interpretação das obras específicas, que dependem da ação de curadoria. O artigo traça uma breve avaliação das condições de produção dessas exposições em grandes centros dos EUA com a precariedade brasileira, limite decisivo para que a capacidade intelectual aqui instalada possa produzir mostras de grande relevância. Destaca as reflexões do autor sobre sua prática na curadoria de exposições de arquitetura na Casa de Vidro, sede do Instituto Bardi, e os desafios de expor itens do acervo no interior de um espaço projetado e vivido pelo casal Lina e Pietro.

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Biografia do Autor

Renato Anelli, Universidade de São Paulo (USP)

É Professor Titular do IAU-USP em São Carlos. Atualmente é conselheiro do Instituto Lina Bo e P. M. Bardi e Coordenador da Área de Arquitetura e Urbanismo da FAPESP. Foi Secretário Municipal de Obras, Transportes
e Serviços Públicos de São Carlos (2001 e 2004). Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Carlos (2011 a 2013). Participou do Conselho Fiscal da ANPUR (2007/09) e foi Secretário Executivo (2007/10) e membro do Conselho Fiscal (2011/12) da ANPARQ. Suas principais publicações são Architettura Contemporanea: Brasile (2008) e Rino Levi: Arquitetura e Cidade (2001). Livre Docente (Escola de Engenharia de São Carlos, 2001), Doutor (FAU_USP, 1995), pesquisas no Instituto Universitário de Arquitetura de Veneza (apoio CNPq, 1994-1998), mestrado em História (Unicamp, 1990), Arquiteto (PUC-Campinas, 1982).

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Publicado

2017-09-01

Como Citar

Anelli, R. . (2017). Para interpretar a arquitetura: curadoria como prática formativa. arq.Urb, (20). Recuperado de https://revistaarqurb.com.br/arqurb/article/view/134

Edição

Seção

Artigos