Casa: a assimilação cultural do espaço moderno em Belém/PA
DOI:
https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi30.471Palavras-chave:
Arquitetura moderna, Casas, Assimilação, BelémResumo
A produção de casas modernas iniciada por engenheiros na cidade de Belém atraiu a elite de comerciantes e profissionais liberais em ascensão econômica, mas também a classe média. A casa se tornou a represen- tação e a legitimação social que disseminou os elementos arquitetôni- cos, estruturais e estéticos nas novas tipologias residenciais construídas. O presente artigo tem como objetivo analisar a assimilação de elemen- tos, soluções espaciais e formas da arquitetura moderna nessas casas, realizada por meio de levantamento físico, fotográfico, bibliográfico e en- trevistas com seus proprietários ou moradores. Identificou-se nos exem- plares estudados, elementos formais e estéticos da arquitetura moderna em uma diversidade de interpretações de seus autores, em função das novas necessidades surgidas e da popularização do uso de certos ma- teriais, como os fragmentos de azulejos, constatando-se a necessidade de ampliar o estudo desses exemplares, para melhor compreender essa outra face da expressão do moderno em Belém.
Downloads
Referências
CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas - estrategias para entrar e salir de la modernidad. Miguel Hidaldo/Mex: GRIBALDO S.A., 1990.
CHAVES, Celma. Arquitectura en Belém entre 1930 - 1960: Modernización con Len- guajes Cambiantes. Tese (Doutorado em Arquitetura) - Curso de Arquitec-tura, Uni- versitat Politècnica de Catalunya, Barcelona, 2004.
CHAVES, Celma. Arquitetura, modernização e política entre 1930 e 1945 na ci-dade de Belém. Arquitextos, São Paulo, 094.06, Vitruvius ano 08, mar 2008. Dis-ponível em: . Acesso em: 17 ago. 2016.
CHAVES, Celma. Recepção, particularidades e limites da arquitetura modernis-ta produzida em Belém. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL BRASIL-ARGENTINA-
MÉXICO - 4º Encontro de estudos comparados em Arquitetura e Urbanismo nas Américas - A Circulação das ideias na América Latina: o moderno na Arquitetu-ra e Urbanismo, v. 01. Uberlândia, 2012. Disponível em: <https://lahcablog.files.word- press.com/2017/02/cc3b3pia-de-recepc3a7c3a3o-particularidades-e-limites-da-ar- quiteturamodernista.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2017.
CHAVES, Celma; DIAS, Rebeca. Documentação e Estudo da Arquitetura Resi-den- cial Moderna em Belém (1940-1970). In: SEMINÁRIO DOCOMOMO BRASIL, 11,
abr. 2016, Recife. Disponível em: < http://seminario2016.docomomo.org.br/>. Aces- sado em: 15 abr. 2017.
CONSELHO REGIONAL DE ENGENHERIA E ARGRONOMIA/PA. Centro de Do-
cumentação CREA/PA. Livro de Registro de vistos em Projetos nº 12. Belém, 1963. p.34.
COSTA, Laura Caroline de Carvalho da. Raio que o parta! Assimilações do moder- nismo nos anos 50 e 60 do século XX e seu apagamento em Belém (PA). Disserta- ção (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Ar- quitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015.
DIAS, Rebeca. et al. O percurso da modernidade arquitetônica de Camilo Porto de Oliveira: da diversidade à simplificação formal. In: SEMINÁRIO DA AR-QUITE- TURA MODERNA NA AMAZÔNIA, 2. Palmas, 2017. Disponível em: . Acesso: 05 fev. 2018.
GUIMARÃES, Dinah; CAVALCANTI, Lauro. Arquitetura Kitsch: suburbana e rural. Ed.: Paz e Terra. Rio de Janeiro, 3ª ed., 2006.
GORELIK, Adrián. Lo Moderno en debate: Ciudad, modernidad, moderni-zación. Universitas Humanística, Pontificia Universidad Javeriana. Bogotá, n. 56, p. 11-27, jun. 2003. Disponível em: <http://www.redalyc.org/artículo.oa?id=79105602>. Acesso em: 11/04/2017.
LARA, Fernando. Modernismo de Fachada? Considerações sobre a Apropria-ção Popular das Estética Modernista. In.: SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA CIDA-DE E DO URBANISMO, v. 7, n.1, Belo Horizonte, 2002. Disponível: . Acesso em: 14 nov. 2016.
LARA, Fernando. Modernismo: Elogio ou Imitação? In.: Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v.12, n. 13, p.171-184, dez. 2005. Disponível: . Acesso em 14/11/2016.
LARA, Fernando. Excepcionalidade do Modernismo Brasileiro. São Paulo: Ro-mano Guerra/ Austin: Nhamerica, 2018.
LOUREIRO, João de Jesus Paes. A Conversão Semiótica na Arte e na Cultura. Belém: EditoraUniversitária/UFPA, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Rodrigo Augusto de Lima Rodrigues, Celma Chaves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.