Adolf Behne e a construção do Movimento Moderno – Parte 3
DOI:
https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi34.585Palavras-chave:
Arquitetura moderna, História da arquitetura moderna, Teoria da Arquitetura, Le Corbusier, Arquitetura funcionalista, Arquitetura racionalistaResumo
No capítulo final do livro A construção funcional moderna, de 1923, a ser contextualizado e parcialmente traduzido, o teórico alemão Adolf Behne apresenta as vertentes racionalistas que começam a reverberar na Alemanha naquele momento. O ano de escritura do livro estudado o torna documento histórico da mudança de pensamento em curso por aqueles anos, evidenciado justamente no terceiro capítulo da obra, através do contraponto entre o funcionalismo alemão e o racionalismo do ocidente (França e Holanda). O procedimento da pesquisa para elaboração da trilogia de artigos inclui consulta ao texto A construção funcional moderna, em alemão e espanhol, e o estudo de obras arquitetônicas, teóricas e históricas para a compreensão do conteúdo que é objeto deste estudo.
Downloads
Referências
BEHNE, A. 1923. La construcción funcional moderna. Edição e prefácio de José Ángel Sans Esquide. Tradução de Josep Giner i Olcina. Barcelona: Colegio de Arquitectos de Cataluña y Ediciones Serbal, 1994.
BEHNE, A. Der Moderne Zweckbau. Berlin: Gebr.Mann Verlag, sd.
HÄRING, H. Wege zur Form. In: Die Form, Deutscher Werkbund, Bonn e Berlim, out.1925, p.3-6. Disponível em https://digi.ub.uni-heidelberg.de/diglit/form1925_1926/0011
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maria Isabel Imbronito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.