A Residência Álvaro Osório de Almeida de Lucio Costa

simulação digital do percurso do projeto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi37.648

Palavras-chave:

Circulação, Redesenho, Análise gráfica

Resumo

Dentro do conjunto de projetos residenciais realizados por Lucio Costa, durante o período autodenominado como chômage1 (1932-1935), foi selecionado para este artigo, o projeto não construído da residência Álvaro Osório de Almeida, idealizada em 1934. Apesar das poucas informações existentes do projeto, foi possível realizar uma análise projetual a partir da simulação digital do percurso, como aproximação da experiência arquitetônica, identificando elementos e conceitos aplicados. Com base de levantamento bibliográfico, consulta de fontes primárias e estudo dos desenhos existentes, foi possível definir e analisar o objeto de estudo por meio de simulações digitais. A contribuição original do artigo é analisar uma das primeiras obras modernas de Costa a partir da compreensão do percurso virtual, cujos resultados acrescentam novos conhecimentos e enriquecem a discussão deste período experimental do arquiteto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Marques de Souza, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Atualmente mestrando pela Universidade Presbiteriana Mackenzie na linha de pesquisa em Arquitetura Moderna e Contemporânea - Representação e Intervenção, do Programa de Pós-Graduação de Arquitetura e Urbanismo (2021). Participante do Grupo de Pesquisa "Arquitetura, Processo de Projeto e Análise Digital", cujo objetivo do grupo reforça e auxilia a pesquisa desenvolvida para a dissertação do mestrado (2021). Especialização em Gerenciamento de Obras pela Universidade Paranaense (2017), especialização em Gestão Ambiental, com foco na Educação Ambiental pela FACEL-PR (2013). Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR (2012). Atua na área de profissional da área da Arquitetura e Construção, com experiência em projetos, acompanhamento de obras e serviços de construção e de interiores. Possui grandes habilidades comunicativas, com forte presença da espirito e alto grau de observador. Procura unir sempre a tradição com as novas formas sustentáveis, mais equilibradas e humanas, nas diversas produções que modificam o mundo ao redor. 

Wilson Florio, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

Livre-Docente pela UNICAMP, nas áreas Projeto, Arte e Tecnologia. Professor Associado do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Professor Adjunto Permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie. Coordenador de Pesquisa e TCC da FAU Mackenzie entre 2016 e 2018. Coordenador de Projeto de Internacionalização "Cidade, Projeto e Equidade", CAPES PRINT entre 2018 e 2022. Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie (1998). Possui Especialização em Didática do Ensino Superior (1995). Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie (1986). Coordenador do Laboratório de Prototipagem Rápida da FAU Mackenzie. É Assessor ad-hoc da FAPESP, Consultor da CAPES, e revisor de periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Arquitetura Contemporânea, com ênfase em projeto de edificações e tecnologia da informação na construção civil, atuando principalmente nos seguintes temas: cognição e processo de projeto, reflexão sobre a prática, criatividade, tecnologia da arquitetura, sistemas de representação e fabricação digital. Líder do Grupo de Pesquisa "Arquitetura, Processo de Projeto e Análise Digital", cujo objetivo é investigar os princípios operativos da prática de projeto na arquitetura contemporânea a partir do uso das novas tecnologias digitais. É Membro do Grupo de Pesquisa CNPq "O Ensino e a Pesquisa do Projeto_A Produção da Arquitetura Moderna e Contemporânea" sediado na FAUFRGS e FAUUSP Membro da rede internacional de pesquisadores Inside Modern Heritage. 

Referências

BRUAND, Yves. Arquitetura Contemporânea no Brasil. 5ª edição, São Paulo: Perspectiva, 1991.

CANEZ, Anna Paula. Lucio Costa: Obra Completa. In: 9º SEMINÁRIO NACIONAL DO DOCOMOMO BRASIL. Anais. Brasília: DOCOMOMO_BR, 2011. p. 207-218.

CARLUCCI, Marcelo. As casas de Lucio Costa. 2005. Tese de Doutorado. EESC-USP, São Carlos, 2005.

COSTA, Ana Elísia da. O Mito Mediterrâneo e o Desejo de Exteriorização da Casa Moderna. In: 11° SEMINÁRIO NACIONAL DO DOCOMOMO BRASIL. Anais. Recife: DOCOMOMO_BR. p. 1-7, 2016.

COSTA, Ana Elísia da; ONGARATTO, Carolina Aubin. A recepção e a difusão da arquitetura e urbanismo modernos brasileiros na plena amplitude de sua abordagem. In. 12º SEMINÁRIO NACIONAL DO DOCOMOMO BRASIL. Anais. Uberlândia: DOCOMOMO_BR, 2017.

COSTA, Lucio. Registro de uma vivência. Brasília: UNB & Empresa das Artes, 1995.

DE BRITO, Samuel Silva. Lucio Costa: o processo de uma modernidade. Arquitetura e projetos na primeira metade do século XX. 2014. Tese de Doutorado. Catalunya: Universitat Politècnica de Catalunya, 2014.

GUIMARAENS, Ceçâ de. Lucio Costa: um certo arquiteto em incerto e secular roteiro. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1996.

HENCK, Márcia. Casas modernas cariocas (1930-1965). 2005. Dissertação de mestrado. Porto Alegre: UFRG, 2005.

JOHNSON, Philip. Whence & Whither: The Processional Element in Architecture Source: Perspecta, v. 9/10, p. 167-178, 1965. DOI: https://doi.org/10.2307/1566915

LEONÍDIO, Otavio. Carradas de razões: Lucio Costa e a arquitetura moderna brasileira (1924-1951). Rio de Janeiro: Edições Loyola, 2007

NATAL, Caion Meneguello. As razões de Lucio Costa: uma leitura moderna do tempo. Oculum Ensaios, Campinas. n. 11_12, p. 30-43, 2010.

NOBRE, Ana Luiza; KAMITA, João Masao; LEONÍDIO, Otavio; CONDURU, Roberto; (Orgs.). Um modo de ser moderno: Lucio Costa e a crítica contemporânea. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

SEGAWA, Hugo. Architecture of Brazil: 1900-1990. Springer Science & Business Media, 1992.

TAGLIARI, Ana; FLORIO, Wilson. Circulação e percurso no projeto de arquitetura. In. VI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo. ENANPARQ: n. VI, 2020.

TAGLIARI, Ana; FLORIO, Wilson. Desenho, projeto e intenções em arquitetura: considerações sobre projetos não-construídos. In. Encontro de história da arte: v. 7, pp. 65-76, 2011. DOI: https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4071

TELLES, Sophia. Arquitetura moderna no Brasil: o desenho da superfície. Dissertação de Mestrado. São Paulo: FFLCH-USP, 1988.

WISNIK, Guilherme. Lucio Costa. São Paulo: Cosac Naify, 2001.

XAVIER, Alberto (org). Depoimento de uma geração: arquitetura moderna brasileira. Editora Cosac Naify, 2003.

Downloads

Publicado

2023-08-11

Como Citar

Souza, V. M. de, & Florio, W. (2023). A Residência Álvaro Osório de Almeida de Lucio Costa: simulação digital do percurso do projeto. arq.Urb, (37), 16–27. https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi37.648

Edição

Seção

Artigos